29/06/2023 às 09h52min - Atualizada em 29/06/2023 às 09h52min

Governo de Minas concede mais de 15 mil progressões e promoções da carreira para servidores da educação

Desde 2019, já foram publicadas cerca de 260 mil concessões de progressão e promoção da carreira dos servidores, além de revisões de subsídios e outros benefícios concedidos ao longo da gestão

Agência Minas
E.E. Presidente Dutra (Foto:Gil Leonardi / Imprensa MG)
A lista com os nomes dos servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) contemplados com as progressões e promoções de carreira foi publicada na edição extra do Diário Oficial de Minas Gerais, desta quarta-feira (28/6). Os interessados podem consultar também o documento neste site

Nesta publicação, são 15.200 concessões para evolução na carreira, sendo 12.975 de progressão e 2.225 de promoção. Com este ato de progressão e promoção, a remuneração do servidor terá um acréscimo de 2,5% e 10%, respectivamente.

O objetivo da iniciativa é reconhecer e valorizar os profissionais que atuam na educação pública estadual. São servidores que cumpriram os requisitos legais para terem evolução na carreira (progressão e/ou promoção).

O reflexo das progressões e promoções concedidas será percebido pelos servidores a partir de agosto, sendo o acréscimo à remuneração básica de 2,5% a cada grau concedido, e 10%, a cada nível concedido.

Esta será a sexta publicação de concessões de progressão e a quinta de concessões de promoção de 2023.

Balanço

Desde o início da gestão do governador Romeu Zema, foram concedidas quase 260 mil concessões de progressão e promoção da carreira dos servidores da educação, além de revisões de subsídios e outros benefícios da categoria.

Outra conquista importante que também se estendeu a todos os servidores da administração estadual, foi o reajuste de 10,06%, concedido em fevereiro de 2022.

Estas ações fazem parte das metas da atual gestão que trabalha com eficiência, fazendo mais com menos, arrumando a casa com planejamento e transparência.

Plano de carreira

O Plano das Carreiras dos Profissionais de Educação Básica foi estabelecido pela lei n° 15.293/2004. Ele define a evolução nas carreiras dos servidores efetivos da Secretaria de Estado de Educação, por meio de progressões e promoções.

As progressões são horizontais, com mudanças de grau na carreira e os critérios para concessão são estar em efetivo exercício, ter cumprido o interstício de dois anos de efetivo exercício no mesmo grau e ter recebido duas avaliações de desempenho individual satisfatórias desde a sua progressão anterior (70% ou mais).

Já as promoções são verticais, com mudanças de nível na carreira e os critérios para concessão se dão por: estar em efetivo do exercício, ter cumprido o interstício de cinco anos de efetivo exercício no mesmo nível, ter recebido cinco avaliações de desempenho individual satisfatórias desde a sua progressão anterior (70% ou mais) e possuir a escolaridade mínima exigida para o nível imediatamente superior. 

Para que a evolução na carreira ocorra, os dados do servidor no Sistema de Administração de Pessoal (Sisap) devem estar sempre atualizados. Essa atualização cabe às Superintendências Regionais de Ensino (SREs). 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »