08/07/2023 às 09h06min - Atualizada em 08/07/2023 às 09h06min

Férias escolares acendem alerta de acidentes com pipas em redes elétricas

Energisa orienta sobre os principais cuidados para que as férias sejam divertidas e sem acidentes.

Responsáveis também devem ficar atentos quanto ao consumo de energia.

As férias escolares de julho já começaram em algumas escolas e os pais precisam ficar atentos com as crianças e adolescentes em casa para evitar acidentes envolvendo eletricidade. Nesse período de férias, é comum o uso por mais tempo de videogames e de celulares para jogos, além soltar pipa.

Valdecy Silva Barros Junior, supervisor da Energisa Minas Rio, orienta sobre os principais cuidados com o uso desses equipamentos. “Uma tomada irregular é um risco muito grande para as crianças que se divertem usando os eletrônicos. Deixar que a criança use o celular ou tablet enquanto está carregando, ou ligar o videogame junto com outros aparelhos, sobrecarregando a tomada, são atos inseguros que podem provocar acidentes com consequências graves. Por isso, é importante não usar aparelhos eletrônicos quando estiverem carregando. E jamais utilize fones de ouvidos quando o celular estiver conectado à tomada, pois pode provocar choques elétricos”, alerta Valdecy.

O uso em excesso dos equipamentos eletrônicos também pode gerar um gasto extra ao final do mês. Mas atitudes simples podem contribuir para a economia de energia como: abrir as cortinas e aproveitar a luz natural do dia, utilizar lâmpadas LED, retirar os aparelhos que não estiver usando da tomada, juntar as roupas e passá-las de uma vez, evitar banhos longos na posição inverno.

Para os pais que estimulam a brincadeira ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, o que evita acidentes e interrupção do fornecimento de energia. De 2022 até junho deste ano, foram registradas pela Energisa em Minas, cerca de 90 ocorrências por pipa na rede, interrompendo o fornecimento de energia para aproximadamente 25 mil clientes.

Também não se deve soltar pipa nos dias de chuva, especialmente quando houver raios, porque eles são atraídos por pontos altos. “E a pipa, nessas circunstâncias, pode ser esse ponto mais alto”. 

 

Dicas da Energisa para solta pipa com segurança e sem acidentes:

 

  • procure um local aberto e longe da rede elétrica;
  • jamais solte pipa próximo em áreas urbanas; 
  • nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais; 
  • não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol danifica os fios de energia; 
  • se a pipa enroscar na rede elétrica, acione a Energisa. Apenas profissionais autorizados pela empresa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica; 
  • não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente; 
  • alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
  • ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos nossos canais de atendimento. aplicativo Energisa On; site: www.energisa.com.br; Call Center: 0800 032 0196.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »