17/07/2023 às 20h16min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h16min

UFJF abre 2.303 vagas em cursos de graduação pelo Pism

: Imprensa I Comunicação UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda-feira, 17, o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A instituição oferece 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2024.

Confira o edital do Pism.

As inscrições para os módulos I (triênio 2023-2025), II (triênio 2022-2024) e III (triênio 2021-2023) devem ser feitas a partir das 15h do dia 1º de agosto  até às 18h do dia 13 de setembro, exclusivamente on-line, na Área do Candidato.

O programa, que prevê provas ao final de cada ano do Ensino Médio, será aplicado nos dias 9 e 10 de dezembro de 2023 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

O candidato deve acessar a Área do Candidato, realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa no valor de R$150. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 14 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária.

Inscrições somente on-line

Para o Pism 2024, todo o processo de inscrição é feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. 

O formulário de inscrição eletrônico possibilita o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição a partir das 15h do dia 1º de agosto até às 15h  do dia 15 do mesmo mês, por meio do site da Área do Candidato. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitam de atendimento especial para realizar as provas também devem fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem a necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivos religiosos, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado de sua comunidade religiosa.

O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 1º de agosto até as 18h de 13 de setembro de 2023.

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de 6 de novembro de 2023 até somente as 12h do último dia de provas. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música devem fazer provas de habilidade específica de maneira remota, por meio do envio de vídeos. Outras informações sobre conteúdo programático podem ser encontradas no próprio edital, nos anexos III, IV, V, VI, VII e VIII.

Resultados

A previsão é de que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 31 de janeiro de 2024. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 28 de fevereiro. As notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas no dia 22 de março de 2024, sendo o resultado final publicado em 5 de abril de 2024.

Edital Ilustrado

Pelo segundo ano, a UFJF disponibiliza o edital resumido ilustrado. No documento é possível descobrir o que é o vestibular seriado, a quantidade de vagas e cursos que são oferecidos, além de informações sobre o sistema de cotas, como se inscrever, pedir isenção e requerer atendimento especial e/ou o uso do nome social durante a realização das provas. Ainda é possível encontrar as datas mais importantes, quais documentos são aceitos na hora da identificação do candidato e o que é permitido levar para a realização das avaliações.

Edital Ilustrado PISM 2024 

Confira o edital em Libras

https://www.youtube.com/watch?v=LMxS3gUJ59g&t=10s 

 

Outras informações: [email protected]

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

TikTok: @ufjf_oficial

 

 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »