30/07/2023 às 14h04min - Atualizada em 30/07/2023 às 14h04min

Com capacidade para abastecer 4 mil casas, Energisa Minas Rio identifica mais de 490 mil kWh de energia elétrica furtados

Os prejuízos ultrapassam R$ 500 mil e colocam em risco a segurança da população.

Gerência de Comunicação Energisa

A Energisa Minas Rio recuperou, nos seis primeiros meses deste ano, mais de 490 mil kWh de energia elétrica na área de concessão da distribuidora. Essa energia foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores.

“Os furtos e fraudes de energia impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, uma vez que os custos de energia decorrentes desses furtos são rateados entre todos, prejudicando quem paga as contas em dia”, explicou Fabio Lancelloti, diretor Técnico da Energisa Minas Rio.

Nos 67 munícipios da Energisa Minas Rio, sendo 65 em Minas e dois no Rio de Janeiro, foram realizadas inspeções e encontradas mais de 330 irregularidades. O total desviado de mais de 490 mil kWh seria suficiente para abastecer cerca de 4 mil famílias durante um mês. Os prejuízos ultrapassam R$ 500 mil e colocam em risco a segurança da população.

“Quem furta energia está lesando os demais clientes e ainda colocando em risco a própria vida e dos vizinhos. Somente as equipes da Energisa têm autorização legal, instruções técnicas e de segurança para fazer serviços e quaisquer intervenções na rede elétrica. Ou seja, adulterar o medidor ou fazer ligações diretas na rede é um crime e uma prática de alto risco à vida”, enfatizou Lancelotti.

Por isso, a Energisa mantém uma rotina de monitoramento e inspeções técnicas com objetivo de verificar quaisquer irregularidades no consumo de energia, seja em imóveis residenciais, comerciais, industriais, em áreas urbanas ou rurais.

 

Serviço

A Energisa reforça que, se a população presenciar alguma prática de uso clandestino de energia, recebe as denúncias de forma anônima pelos seus canais de atendimento: www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou gratuitamente pelo telefone 0800 032 0196.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »