02/08/2023 às 08h46min - Atualizada em 02/08/2023 às 08h46min

Copasa estimula conscientização ambiental de estudantes por meio da arte

Com projeto pedagógico que contempla a participação de artistas plásticos, alunos irão desenvolver ilustrações nos muros de escolas municipais com o tema água.

Assessoria de Imprensa da Copasa
Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado(Facebook)
Estudantes do 5º ao 9º ano de quatro escolas municipais da Zona da Mata, entre as quais a Escola Municipal Judith Linz Guedes Machado, localizada na Avenida dos Expedicionários, bairro Bela Vista, em Leopoldina, se preparam para participar do Arte Chuá nas Escolas: Mural das Águas. A iniciativa integra as ações do Chuá Socioambiental, promovido pela Copasa em alusão do Programa Pró-Mananciais, com foco na sustentabilidade ambiental alinhada à conscientização sobre a importância da preservação e recuperação de mananciais para fins de abastecimento público.  

O projeto será realizado entre os dias 2 e 11 de agosto nas escolas municipais Boaventura Abritta, na localidade de Cataguarino, distrito de Cataguases; Alzira Carvalho Santos, em Palma; Judith Lintz Guedes Machado, em Leopoldina; e Doutor Péricles Vieira de Mendonça, em São João Nepomuceno.  
 
Por meio do Mural das Águas os estudantes serão estimulados a usar a criatividade em abordagens sobre temas relacionados ao meio ambiente, ao tratamento da água e ao tratamento de esgoto. Sob a orientação de integrantes da equipe socioambiental da Copasa, artistas plásticos da empresa Scientia Vitae irão desenvolver com os alunos uma série de diálogos que contribuem para o entendimento sobre o ciclo da água até que ela chegue às torneiras das residências, bem como de elementos do saneamento básico e de aspectos culturais e econômicos de uso da água, que representem suas cidades, desenvolvendo assim ilustrações que irão compor um projeto de arte.  

Em seguida, os desenhos selecionados serão transferidos para os muros das escolas, como forma de reforçar, junto aos alunos, professores e comunidade escolar, sobre o senso de pertencimento e o protagonismo que cada um possui na preservação ambiental. “Esse evento vai deixar nossa escola muito mais bonita, e os alunos muito felizes”, disse, emocionado, o diretor da Escola Municipal Boaventura Abritta, Vitor Duarte Dutra, durante reunião para apresentação do projeto.   

Dedicação e recompensa  

A pintura dos muros é um ganho pedagógico pelo ótimo desempenho que essas escolas alcançaram durante atividades realizadas dentro do Chuá Socioambiental ao longo do ano letivo de 2019/2020. Ela deveria ter acontecido em 2020, mas precisou ser interrompida em razão da pandemia da Covid-19.  

Entre as atividades que levaram as escolas a receber a pintura dos muros e também o Selo Chuá de Escola Amiga do Meio Ambiente (entregue em dezembro de 2019), os alunos participaram de gincanas com etapas relacionadas à reflexão e ao cuidado com o meio ambiente, como por exemplo: a Feira do Desapego, com o objetivo de incentivar a doação e a troca de objetos em bom estado de conservação e que ainda podem ser reutilizados; a Feira Verde, com a troca de mudas de plantas; a campanha Lacre do Bem, quando foram arrecadados lacres de alumínio utilizados na troca por cadeiras de rodas para doação; e da arrecadação de óleo de cozinha usado, evitando que ele fosse descartado de forma inadequada no meio ambiente. Já a Escola Municipal Péricles Vieira de Mendonça participou, em 2020, da primeira etapa do Chuá Virtual, sendo a primeira neste contexto a integrar este estilo de projeto de educação ambiental.  
 
O agente socioambiental da Copasa Paulo Henrique Gomes de Oliveira ressaltou a alegria dos representantes das escolas em participar da iniciativa. “O sentimento que pude perceber nos olhos e na fala de cada um dos diretores foi de gratidão, pois uma atividade como essa ficará registrada por um longo tempo nos muros da escola, mas para sempre na vida de toda a comunidade escolar”, disse.  

Sobre o Programa Chuá Socioambiental  

Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência socioambiental dos alunos dento de projetos do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental que integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.   

O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 (Água e Saneamento), que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento, principalmente relacionada aos ODS 4 (4.7) e 12 (12.8), por trabalhar com crianças e adolescentes, com muita amorosidade na relação ensino-aprendizagem


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »