02/08/2023 às 09h09min - Atualizada em 02/08/2023 às 09h09min

Objetos lançados na rede deixam população sem energia

Este ano mais de 5 mil clientes da Energisa já foram prejudicados com falta de energia por objetos na rede;

Gerência de Comunicação Energisa
Além de interromper o fornecimento de energia, podem gerar provocar graves acidentes. (Foto: Luciano Baía Meneghite/Jornal Leopoldinense)
A Energisa registra anualmente número significativo de ocorrências de interrupção de energia causadas por objetos arremessados e que ficam presos nos fios de energia.  Seja pipas, equipamentos de construção ou até mesmo de árvores que encostam na rede, o fato é que quando isso ocorre, pode ocasionar diversos problemas à população em geral: interrupção do fornecimento de energia, choques, incêndios, queimaduras graves e até mesmo acidentes fatais, em caso de rompimento de algum cabo ou diante da tentativa de puxar o objeto preso na fiação.
 
Na Energisa Minas Rio esses números chamam a atenção da equipe técnica, que busca conscientizar sobre os riscos e perigos de se aproximar da rede elétrica. Somente este ano, já foram registradas 50 ocorrências por objetos na rede, que causaram a interrupção no fornecimento de energia para mais de 5 mil clientes.
 
Entre elas estão: pipas que ficaram agarradas nos fios de energia, telhados e antenas, que são arremessados pelo vento, materiais de construção como vergalhão e andaimes que tocam ou caem sobre os cabos, além dos galhos de árvores, que por falta de poda preventiva, se aproximam da rede.
     
Nessas circunstâncias, a Energisa recomenda alguns cuidados para a segurança da comunidade. “Não se aproxime ou toque nos fios. Qualquer contato pode causar um acidente fatal. Os cuidados com a rede elétrica são responsabilidade de todos. Além de ajudar na qualidade do fornecimento de energia, eles são fundamentais à segurança da população”, explica Valdecy Junior, supervisor da Energisa Minas Rio, que ressalta que as interrupções podem prejudicar inclusive hospitais.
 
Confira essas dicas:
  • não jogue objetos em direção à na rede elétrica como sapatos, cadarços, peças de roupa, antenas entre outros;
  • caso o objeto lançado à rede, arrebente o fio, o recomendável é manter distância e entrar em contato com a Energisa;
  • se algum objeto ficar preso à rede, nunca tente retirá-lo;
  • em caso de interrupção de energia, ligue para a Energisa. É importante reforçar que somente profissionais autorizados pela Energisa podem fazer intervenções na rede elétrica;
  • ao construir ou reformar, mantenha distância segura da rede elétrica, de no mínimo, 2 metros de distância;
  • importante realizar a poda preventiva. Em locais públicos, é de responsabilidade da prefeitura municipal, em áreas particulares, dos proprietários. Caso esteja encostando na rede de energia, a Energisa deve ser acionada para retirada dos galhos que estejam encostando na rede.
Quando há chuvas ou temporais, as rajadas de vento também podem jogar objetos contra a rede elétrica, como placas, lonas e até mesmo árvores. Quando isso acontece, não se aproxime e avise imediatamente a Energisa. O recomendado é sempre entrar em contato com a distribuidora.
 
Em caso de objeto na rede, ligue para o Call Center pelo 0800 032 0196 ou acesse pelo site da Energisa em www.energisa.com.br . Se houver interrupção de energia por objeto na rede ou cabo partido, entre em contato pelo WhatsApp, com a Gisa, pelo gisa.energisa.com.br, pelas redes sociais da Energisa ou pelo Call Center.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »