03/08/2023 às 21h16min - Atualizada em 03/08/2023 às 21h16min

Mais de 6 mil estudantes-atletas participam da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Considerado o maior evento esportivo-social do país, Jemg terá 1,2 mil jogos até domingo (6/8)

Foto: Tiago Estanislau/Agência Minas
A abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) movimenta o município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, desde a noite de quarta-feira (2/8), quando milhares de estudantes-atletas participaram da cerimônia de abertura da nova fase da competição. 

Considerado o maior evento esportivo-social do país, o Jemg reúne aproximadamente 6,4 mil estudantes-atletas de 1.012 escolas públicas e particulares de 277 municípios do estado, que vão competir em 14 modalidades esportivas. As delegações dos municípios se apresentaram na solenidade realizada no Parque Fernando Costa. 

As competições se estendem até o próximo domingo (6/8), em diversos complexos esportivos na cidade. 

Serão mais de 1,2 mil jogos, divididos nas modalidades atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, nos naipes masculino e feminino, nos módulos I e II.

Iniciativa 
 
O Jemg é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução das disputas, nas quais participam jovens de 12 a 17 anos, fica a cargo da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). 

Na solenidade de abertura da fase final do Jemg, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, deu boas-vindas aos competidores e à equipe técnica e enfatizou o verdadeiro espírito do esporte. “Por meio da prática esportiva somos capazes de aprender lições valiosas sobre trabalho em equipe, superação, resiliência e, sobretudo, respeito às diferenças e diversidades”. 

Elizabeth falou também que cada partida e cada prova será um desafio e representará oportunidade de crescimento pessoal e coletivo. “Além da busca pelo melhor resultado, incentivamos o fair play e respeito mútuo entre os competidores. Lembrem-se de que o verdadeiro vencedor é aquele que disputa com dedicação, paixão e respeito pelo próximo. Cada um de vocês é um representante importante de suas escolas e comunidades, e tem o poder de inspirar muitas pessoas”, finalizou.

Estudantes-atletas 

Gabriel Otávio Martins Paulino, estudante do 1°ano do ensino médio na Escola Estadual Juscelino Benedito de Araújo, em Santa Bárbara do Tugúrio, falou da experiência que está vivendo no Jemg. “Os jogos proporcionam novas experiências como conhecer outras cidades, pessoas e modalidades". Pensamento que é compartilhado pela colega Luísa Vale Siqueira. “Além dessas experiências, o Jemg proporciona a oportunidade de aprender a lidar com o nervosismo e vivenciar o espírito esportivo”, reforça. 

Para Antônio Eduardo Viana Miranda, subsecretário de Esportes da Sedese, a infraestrutura montada em Uberaba possibilitará disputas respeitosas, com muita garra, disciplina e dedicação. “Espero que todos estejam aproveitando dentro dos valores do esporte e da educação: respeito, integração, cidadania e diversidade”, finalizou Miranda. 

O prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio e presidente da Associação dos Municípios da Mantiqueira (Amma), Donatinho, falou da alegria em participar da etapa microrregional sediada em Mercês e da etapa estadual em Uberaba. “O Jemg é fundamental para a representatividade esportiva na vida de nossos alunos.

Presenciei a alegria e o congraçamento nas trocas de experiências. Essas ações estimulam vínculos saudáveis, afastando os jovens das drogas, aumentando sua capacidade cognitiva com benefícios consideráveis à saúde, além de gerar cooperação e socialização entre os estudantes mineiros”, exaltou o prefeito. 

Jemg 

Neste ano, 810 municípios se inscreveram para os jogos, o que representa 95% dos 853 municípios do estado. Com cerca de 40 anos de execução em Minas Gerais, além de valorizar a prática desportiva escolar, fomenta a construção da cidadania dos estudantes-atletas de forma educativa e democrática.   

O esporte escolar tem contribuído com a formação de milhares de estudantes-atletas e destaca talentos no cenário mundial. Ao longo das últimas edições, o Jemg revelou nomes como Raulzinho e Gui Santos, atualmente na NBA, Núbia Soares do atletismo e Gabriel Araújo, medalhista dos 50 metros nas Paralimpíadas. 

Os campeões do Jemg representarão Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude (estudantes de 15 a 17 anos), Jogos Escolares Brasileiros (estudantes de 12 a 14 anos) e Paralimpíadas Escolares.  

Todas as informações da etapa estadual podem ser acompanhadas no site jogosescolares.esportes.mg.gov.br
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »