04/08/2023 às 08h53min - Atualizada em 04/08/2023 às 08h53min

Inscrições abertas para a 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Edição de 2023 vai trazer um olhar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); inscrições vão até o dia 13/8

Agência Minas
João Paulo Araújo foi vencedor duas vezes (SEE / Divulgação)

O Prêmio Educador Nota 10 de 2023 está com as inscrições abertas até o dia 13/8. Professores e gestores escolares podem se inscrever, desde que tenham mais de 18 anos, com ensino superior completo ou estudantes, cursando o último ano das licenciaturas. O prêmio tem como objetivo incentivar, promover e reconhecer boas práticas educacionais realizadas por professores e gestores, da educação infantil ao ensino médio, de escolas públicas, privadas e filantrópicas, rurais ou urbanas de todo o país.

Vencedor do prêmio por duas vezes, em 2013 como professor, e em 2021/2022, como diretor da Escola Estadual Doutor Pompílio Guimarães, em Piacatuba, distrito pertencente à Leopoldina, João Paulo Araújo fala sobre o processo de seleção, a importância em participar e a grandeza do prêmio. 

“O processo de seleção acaba sendo um processo de reflexão sobre a prática que realizamos. Só a participação já gera oportunidade muito grande de pensar sobre a sua prática pedagógica, uma vez que grandes especialistas do Brasil estão analisando o projeto, trocando ideias com você, propondo essa reflexão”, analisa. 

O processo de inscrição é lembrado e explicado por João. Ele reforça a importância que os processos criteriosos e completos tem, valorizando a premiação e os participantes. “Por se tratar de um processo formativo, longo e criterioso, o participante seleciona o material para envio, realiza a inscrição e participa de entrevistas com os selecionadores, que também entrevistam muitas pessoas nas escolas destes participantes”. 

Além disso, João Paulo transmite o quão representativo é vencer o Prêmio Educador Nota 10. Segundo ele, o reconhecimento como Educador Nota 10 faz com que o trabalho seja validado pelo maior prêmio de educação da América Latina, trazendo uma enorme importância. “A maior validação, na verdade, vem da própria comunidade. Ficamos felizes também em ter o nosso trabalho divulgado e reconhecido pelo Brasil inteiro, inspirando novas práticas. É muito bacana o retorno que temos, depois de vencer o prêmio Educador Nota 10”. 

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e, em suas 24 edições anteriores, reuniu mais de 82 mil projetos e premiou 261 educadores, com R$ 3,2 milhões de reais distribuídos em premiações, ao longo destas edições. A 25ª edição terá a união entre o Instituto Somos e a Fundação Victor Civita, na realização da honraria, para uma edição totalmente nova. Para mais informações e inscrições, acesse o site do prêmio

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »