04/08/2023 às 20h38min - Atualizada em 04/08/2023 às 20h38min

Jovens de todas as 41 unidades socioeducativas de Minas passarão por preparação para o mercado de trabalho

Capacitação começou nesta semana e vai atingir 950 adolescentes; intenção é ressignificar o futuro dos adolescentes quando deixarem a internação

Agência Minas
Foto: Sejusp / Divulgação
Adolescentes de todas as 41 unidades socioeducativas do estado passarão por cursos de pré-qualificação profissional, para preparação para o mercado de trabalho. A nova capacitação tem a missão de ressignificar o futuro para esses jovens, instigando-os na criação de projetos de vida e na realização de sonhos. Parte das 950 vagas previstas para a capacitação já começaram a ser preenchidas nesta semana, com atividades iniciadas em várias unidades do estado.

A ação, chamada de Projeto Encaminhar, é fruto de uma parceria com a empresa IRV Ambiental. Serão trabalhadas atividades diversificadas que possibilitam a demonstração de habilidades individuais, o comprometimento com o processo e a competência relacional. Os cursos têm carga horária de 20 horas nas unidades provisórias, e 40 horas nos Centros de Internação e Casas de Semiliberdades. As turmas serão compostas por, no máximo, dez adolescentes. 

A Gerente de Profissionalização da Diretoria de Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Muriel Pessoa, comemorou o lançamento do projeto e destacou a qualidade dos métodos. “Os cursos são presenciais, o que favorece sobremaneira a técnica e a troca de experiências. Além disso, trazem incremento na qualidade do trabalho que é desenvolvido com os adolescentes no campo da orientação profissional. Com o enfoque de que, para muitos, será a primeira oportunidade de realizar o curso e receber um certificado após a conclusão”, ressaltou.

Para participar do curso, os adolescentes precisam cumprir apenas três requisitos: ter mais de 14 anos, ter habilidades de leitura e escrita e manifestar o interesse em realizar o curso de pré-qualificação profissional. O Projeto Encaminhar está garantido até 2025, com possibilidade de extensão.

No Centro Socioeducativo de Pirapora, as aulas já começaram e os adolescentes captaram a essência da pré-qualificação e estão aprovando. "No curso estou aprendendo coisas para a vida. Estou gostando muito. O professor pega coisas que a gente conhece e mostra como podemos usar para conseguir ganhar dinheiro honestamente", contou João Garcia*, de 17 anos. 

* Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, conforme orientação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »