09/08/2023 às 16h14min - Atualizada em 09/08/2023 às 16h14min

Copasa e Prefeitura de Leopoldina renovam convênio para proteção ambiental no município

Entre as ações desenvolvidas está a adequação de estradas rurais contempladas pelo Programa Pró-Mananciais

Assessoria de Imprensa da Copasa
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz assinou o III Termo Aditivo do “Convênio de Óleo Diesel”, que integra o Acordo de Cooperação Técnica (Foto: Divulgação Copasa)
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Prefeitura Municipal de Leopoldina reafirmaram o compromisso e a parceria para a realização, em conjunto, de ações com o foco na preservação ambiental e dos recursos hídricos do município.  

Vale lembrar que, desde 2018, por meio do Programa Pró-Mananciais, a Copasa realiza ações ambientais na Comunidade dos Coelhos, que abrange o rio Pirapetinga, utilizado para a captação de água que abastece a população leopoldinense. 

E para dar continuidade a essas ações e beneficiar ainda mais pessoas, o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz assinou o III Termo Aditivo do “Convênio de Óleo Diesel”, que integra o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), celebrado entre a Copasa e o município. Neste acordo, a Companhia custeia o abastecimento de óleo diesel das máquinas e equipamentos da prefeitura, utilizados nos serviços de manutenção e melhorias das estradas rurais contempladas pelo Pró-Mananciais. 

“O óleo diesel fornecido pela Copasa tem nos dado condições de fazer com que os acessos às nossas nascentes sejam preservados e bem cuidados. Com isso, estamos conseguindo desenvolver um projeto muito positivo para qualidade de vida do nosso povo com água de alta qualidade”, destacou o prefeito de Leopoldina.  

O novo aditivo tem o valor de R$ 19 mil, equivalente ao custeio de aproximadamente 3.200 litros de óleo diesel. Ao todo – já considerando o valor atual – são quase R$ 42 mil investidos pela Copasa no município, desde 2021, quando o ACT foi assinado.  
 
Melhorias para a comunidade 
 
Entre as diversas ações promovidas pelo Pró-Mananciais no município para a adequação das estradas rurais, a partir do “Convênio de Óleo Diesel”, estão limpeza da vegetação e abertura de bacias de captação de enxurrada às margens das vias; conformação do leito para direcionar a caída de água para as laterais das vias, evitando a formação de poças d’água no centro da estrada; e cascalhamento em pontos críticos, com maior declividade e/ou fácil formação de lama e execução de lombadas. 

Essas intervenções trazem melhores condições e segurança no trânsito, não só para os moradores da Comunidade dos Coelhos, como para todos que precisam transitar pelo local.  

Além da adequação das estradas, o programa prevê o cercamento e plantio de espécies nativas para conservação, recuperação e proteção de nascentes; recuperação e conservação do solo, a fim de evitar erosões e assoreamentos dos cursos d’água; construção de terraços, curvas de nível e bacias de contenção de enxurradas; e atividades com as escolas por meio do Programa Chuá Socioambiental. 

“Na qualidade de prefeito de Leopoldina, sou testemunha do quanto o Pró-Mananciais, conduzido e coordenado pela Copasa, é importantíssimo. Ele é um programa de proteção extraordinária à natureza, principalmente nas nascentes das águas que abastecem nossa cidade”, finalizou o prefeito. 
 
Sobre o Pró-Mananciais 
 
Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público.
 
Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. 

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em mais de 290 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços. 

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade. 

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »