27/08/2023 às 14h25min - Atualizada em 27/08/2023 às 14h25min

Eleita nova diretoria da S.R.C. Unidos dos Pirineus

Objetivo principal é terminar sede transformando-a em verdadeiro centro cultural

Karlyana, Luciano, Mauriley, Keilla, Heloísa, Claúdia, Samuel, Adriana e Danielle. (Foto; Yasmim Rodrigues de Oliveira)
Foi realizada neste domingo,27/08 a eleição para escolha da diretoria da Sociedade Recreativa Carnavalesca Unidos dos Pirineus. A votação aconteceu das 8h às 13h no Salão da Sociedade São Vicente de Paulo à rua Fernando Novaes de Oliveira. O tempo chuvoso prejudicou um pouco a participação dos votantes, mesmo assim, 156 pessoas compareceram.  O fato de apenas uma chapa ter se registrado também pode ter desestimulado alguns a votar.

M
ajoritariamente formada pelos membros da então comissão provisória que assumiu a entidade no final de 2021, a Chapa recebeu 155 votos. Um voto foi nulo.

Assim ficou constituída a nova diretoria:

Presidente: Luciano Baía Meneghite
Vice-presidente: Adriana Barbosa Severino
1° Secretária: Danielle Resende
2° Secretária: Keilla Aparecida Silva da Cruz Marcato
1° Tesoureira: Heloísa Helena Silva Apolinário
2° Tesoureira: Karlyana Gomes da Silva Barbosa

Conselho fiscal:

Samuel Santiago
Marcelo Bento
Claudia Aparecida de Souza Pinto

Suplentes:

Angélica Rocha
Mauriley Aparecida Santana


Conceição Apolinário, a mais antiga Porta-Bandeira viva de Leopoldina fez questão de votar  

(Foto: Luciano Baía Meneghite)
 
Em 2015 a Unidos dos Pirineus teve sua quadra inacabada interditada pelo Corpo de Bombeiros, a escola de samba acumulava dívidas com Energisa, Copasa e Receita Federal. A comissão provisória formada em 2021, através de promoções como rifas, festa junina e ajuda de colaboradores, pagou as dívidas e um projeto novo para a quadra, além de ter recuperado e digitalizado toda a documentação encontrada.

Agora com aprovação de novo estatuto e alguns registros em cartório que estavam pendentes, pretende buscar meios de terminar sua sede, transformando-a em um centro cultural, esportivo e social.  Paralelo a isso já discute sobre sua participação no próximo carnaval, tendo inclusive enredo já definido.

A Unidos dos Pirineus está aberta a todos que queiram verdadeiramente colaborar.

Contagem dos votos (Foto: Luciano Baía Meneghite)

História

O bairro Pirineus sempre foi muito festeiro e sempre teve ligação forte com o carnaval. Os mais antigos citam os blocos pioneiros organizados por Bastião Nogueira,Sr. Telmo, Wadico e mais tarde Oswaldo Borges e festas organizadas por Manoel Andrade, Vitalino Duarte entre outros.

Em 1° de fevereiro de 1954, tendo à frente Ulisses Gomes de Oliveira “Licinho” foi fundada oficialmente a Sociedade Recreativa Carnavalesca Unidos dos Pirineus. De início surgiu como bloco no antigo “Sapezão” próximo à Praça do Chafariz, já rivalizando com o veterano Cutubas. Após um período ausente, no final da década de 70, uma nova geração de carnavalescos tendo à frente os primos Jorge dos Santos, o "Jorge Cego" e José Geraldo da Silva “Zezé” retomaram o nome Unidos dos Pirineus que teve seu auge na década de 1980, tornando-se a maior escola de samba da região. Neste período, no bairro ainda existiu o bonito bloco Alegria dos Palhaços de D. Creusa Antunes.  

Já na década de 1990, o carnaval de rua de Leopoldina, por motivos diversos foi perdendo a força. Divergências internas novamente paralisaram a Unidos dos Pirineus que mesmo com a boa vontade de alguns não conseguiu reagir. Os carnavalescos do bairro, no entanto, se faziam presentes no bloco Dissidentes dos Pirineus, criado por Solange Yung e Zezé Baía Meneghite, na Acadêmicos de Leopoldina de Mestre Vitalino, no Tá em Cana, Bloco da Alegria de Penha e Dilson Ribeiro, Bloco do Chafariz da Tia Carminha, Bão Igual Bosta  e depois no Bloco dos Pirineus de Cida, Adriana & Cia. Após o Carnaval de 2009, o núcleo formado neste último bloco retomou à escola, que sob presidência de Jaime Silva realizou seu último desfile em 2015.  


Pirineus quer voltar a desfilar em 2024 (Foto: Luciano Baía Meneghite -2010)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »