31/08/2023 às 17h04min - Atualizada em 31/08/2023 às 17h04min

Desvendando os Caminhos do Turismo: A Importância da Sinalização Turística

Ela desempenha papel fundamental na indústria do turismo, com informações vitais aos viajantes e contribuindo para uma experiência mais suave, segura e enriquecedora.

Cristiano Fófano (*)
Prefeito de Laranjal Fernando Gonçalves dos Santos (C) e a Secretaria de Cultura com o O presidente do IGR Serras e Cachoeiras, Alex Anzolin, prefeito de Argirita (E). (Divulgação)
Imagine chegar a uma cidade desconhecida e querer explorar todas as maravilhas que ela tem a oferecer, mas se perder em um emaranhado de ruas e sem saber onde estão as principais atrações. Para evitar esse cenário frustrante e permitir que os visitantes aproveitem ao máximo seu tempo e experiência, a IGR Serras e Cachoeiras doará placas de sinalização turística para cada município associado, traçando o caminho para uma viagem inesquecível.

A IGR Serras e Cachoeiras iniciou as entregas das Placas de Sinalização Turística que contemplam os municípios pela participação do III Concurso de Fotografia “Once foi”, uma ação estratégica de promoção do Turismo Regional.

A sinalização turística desempenha um papel fundamental na indústria do turismo, fornecendo informações vitais aos viajantes e contribuindo para uma experiência mais suave, segura e enriquecedora. Ela desempenha diversos papéis importantes que beneficiam tanto os visitantes quanto as comunidades locais e as autoridades responsáveis pela gestão do turismo. Aqui estão algumas das razões pelas quais a sinalização turística é tão importante:
  1. Orientação e Navegação: Em um destino turístico, os visitantes muitas vezes não estão familiarizados com as ruas, atrações e pontos de interesse. A sinalização turística fornece informações claras sobre direções, distâncias e localizações, permitindo que os viajantes se orientem e encontrem facilmente seus destinos desejados.
  2. Segurança: Sinalizações bem projetadas e visíveis ajudam a garantir a segurança dos turistas, evitando situações de risco, como se perder ou entrar em áreas perigosas. Isso é especialmente importante em locais naturais, trilhas, praias e outros ambientes onde os visitantes podem estar expostos a riscos.
  3. Enriquecimento da Experiência: Sinalizações turísticas podem fornecer informações históricas, culturais e contextuais sobre os locais de interesse. Essas informações adicionais enriquecem a experiência dos visitantes, permitindo que eles entendam melhor a importância e o significado das atrações que estão explorando.
  4. Promoção de Atrações Menos Conhecidas: Além das atrações populares, muitos destinos têm locais menos conhecidos, mas igualmente encantadores, que podem não estar no radar dos turistas. A sinalização turística pode ajudar a promover esses locais menos explorados, contribuindo para uma distribuição mais equilibrada dos visitantes.
  5. Desenvolvimento Econômico Local: O turismo pode ter um impacto significativo na economia local, gerando receita para empresas e comunidades. Uma sinalização eficaz direciona os visitantes para áreas comerciais, restaurantes, hotéis e outras empresas, beneficiando os empreendedores locais.
  6. Preservação do Patrimônio Cultural e Natural: A sinalização turística bem projetada pode incluir informações sobre a importância cultural e histórica de um local, promovendo a consciência e a compreensão sobre a necessidade de preservar o patrimônio cultural e natural.
  7. Melhoria da Imagem do Destino: Sinalizações bem cuidadas e atraentes contribuem para a imagem positiva de um destino. Isso pode atrair mais turistas e ajudar a construir uma reputação sólida como um local acolhedor e bem organizado.
  8. Acessibilidade e Inclusão: A sinalização turística também desempenha um papel importante em tornar um destino acessível para pessoas com deficiências ou necessidades especiais, fornecendo informações sobre instalações e serviços adaptados.
  9. Redução da Barreira Linguística: Em destinos onde diferentes idiomas são falados, sinalizações multilíngues facilitam a comunicação e a compreensão entre os visitantes e os moradores locais.
No geral, a sinalização turística é uma ferramenta vital para aprimorar a experiência dos turistas, promover um turismo sustentável e responsável, e maximizar os benefícios econômicos e culturais que o turismo pode trazer para uma região.

O presidente do IGR Serras e Cachoeiras, Alex Anzolin realizou as entregas aos gestores dos 18 municípios:

(*) Assessoria de Imprensa do IGR Serras e Cachoeiras


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »