06/09/2023 às 14h33min - Atualizada em 06/09/2023 às 14h33min

Colégio Novo Horizonte e Polícia Civil promovem colóquio sobre liberdade de expressão

O evento teve como propósito enriquecer a disciplina de Projeto Interdisciplinar promovido pelo colégio.

João Anestor Aluno do Primeiro Ano do Ensino Médio
Na tarde dessa terça-feira, 05 de setembro, o Colégio Novo Horizonte, em Leopoldina, promoveu um colóquio sobre os Limites da Liberdade Expressão, tendo o delegado regional, Diêgo Candian Alves, e a Professora, Natália Montes da Fonseca, ministrado palestra para alunos.

O evento foi realizado por iniciativa do Professor Henrique Silva Araújo, e teve como propósito enriquecer a disciplina de Projeto Interdisciplinar promovido pelo colégio. Essa disciplina busca explorar e debater temas pertinentes como a liberdade de expressão.

O evento iniciou com a fala da Diretora Jamile Salim Antonio, que calorosamente acolheu os convidados e os alunos presentes. Em seguida, o senhor decano e fundador desta instituição de ensino, Waldemar Pedro Antonio, leu a poesia "Liberdade de Expressão" preparada para o evento.

Naquela ocasião, Diêgo Candian definiu a liberdade de expressão como a "expressão da liberdade", contudo, não se trata de direito constitucional absoluto, pois, quando esbarra na esfera da privacidade, honra, vida íntima e dignidade de outrem, torna-se abuso de direito, podendo ensejar em crimes.

O delegado regional discursou também sobre os crimes contra a honra, previstos no Código Penal e abordou sobre o crime de racismo e as implicações jurídicas nos casos de desrespeito às leis. Houve interação entre os estudantes, professores e a autoridade policial.

Em seguida, a Professora escritora, Natália Montes da Fonseca, apresentou a contextualização histórica que deu origem as leis que garantem a liberdade de expressão. A professora destacou ainda a importância da luta pela liberdade de expressão respeitando o outro, pois liberdade de expressão não e liberdade de agressão.

Ao término do evento foi servido um café com produtos da culinária mineira. A iniciativa da palestra e de poder promover um diálogo aberto sobre a liberdade de expressão mostra que o Colégio Novo Horizonte continua a desempenhar um papel ativo na promoção da educação inclusiva e da conscientização sobre questões sociais relevantes, preparando seus alunos para enfrentar os desafios de uma sociedade em constante evolução.



Fonte> Colégio Novo Horizonte


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »