12/09/2023 às 08h31min - Atualizada em 12/09/2023 às 08h31min

Centro Espírita Caminheiros da Paz convida a todos para Festa de Cosme e Damião dia 01/10

A festa é sempre movimentada (Foto: Rodney Brandão)
Dia 1° de outubro, a partir das 13h, será realizada a tradicional Festa de Cosme e Damião do Centro Espírita Umbandista Caminheiros da Paz na rua Castro Alves, bairro Pirineus. Haverá farta distribuição de doces, balas, bolos e refrigerantes a todos que comparecerem.

Cosme e Damião: tradição e sincretismo religioso

 Por: Elaine Guimarães/Unama
 

Os dias 26 e 27 de setembro são dedicados a celebrações religiosas em homenagem aos irmãos Cosme e Damião. Os gêmeos de origem árabe, ficaram conhecidos pelos conhecimentos médicos e caridade ao curar pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Vítimas de perseguição, os irmão foram mortos no ano 300 d.C. 

Na doutrina cristã, ou seja, na religião Católica, Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e faculdades de medicina e recebem homenagens  no dia 26 de setembro. No entanto, a festa é marcada, no Brasil, pelo sincretismo religioso. 

A mistura de religiões é uma herança da época da escravatura, a qual os escravos, para cultuar suas divindades e enganar os senhores de engenho, começaram a associar os santos do catolicismo aos orixás. Assim, os orixás Ibejis, filhos de Xangô e Iansã e denominados protetores das crianças, foram associados aos santos Cosme e Damião.

Diferentemente do Catolicismo, no Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado apenas em 27 de setembro. A data faz referência à festa dos erês [a criança que existe em cada um] e é marcada, muitas vezes, pela distribuição de doces como forma de homenagear ou cumprir promessas feitas aos irmãos. 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »