12/09/2023 às 19h50min - Atualizada em 12/09/2023 às 19h50min

Energisa treina equipes em simulado de preparação para o período de chuvas

Empresa está preparada para atuar durante situações climáticas mais severas.

Gerência de Comunicação Energisa
Simulado em Nova Friburgo
Cerca de 80 colaboradores da Energisa Minas Rio foram mobilizados na madrugada desta terça-feira, 12 de setembro, para o simulado do Plano de Contingência para Situações de Calamidade, realizado anualmente, antes do período chuvoso, que começa em outubro e segue até abril. Este ano, as simulações aconteceram em Nova Friburgo (RJ) e Muriaé (MG), mobilizando colaboradores de outras cidades da área de concessão da distribuidora.

Trata-se de uma simulação para colocar em prática o Plano, que define as responsabilidades, necessárias para que a empresa atue com agilidade no atendimento ao cliente, diante das situações adversas como tempestades, queda de árvores, erosões, dentre outras situações que causam impactos ao sistema elétrico. Durante o simulado é avaliado o desempenho de todas as empresas e áreas envolvidas – de Operação, Comercial, Manutenção de Média e Alta Tensão, Telecomunicação, Informática e Comunicação –, diante de situações reais de emergência, que estão previstas no Plano.

Em situações de contingência, a empresa pode mobilizar entre 15% e 20% do seu contingente de equipes que atendem a toda área de concessão em uma única regional, incluindo manutenção pesada com caminhões com cesto aéreo, além de barco e helicóptero.

“Nossas equipes já são treinadas para atender à população nas mais diversas situações e contamos com recursos e equipamentos necessários para o enfrentamento dessas situações, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência. Mas este é um momento importante para reforçar as ações e alinhar procedimentos para momentos de crise. Os eventos climáticos têm se tornado cada vez mais comuns na nossa região. Para este ano, além das chuvas fortes, está previsto o El Niño”, comenta Victor Rispoli, gerente de Operações da Energisa.

Vale ressaltar que a Energisa conta com monitoramento em tempo real de tempestades severas como chuvas intensas, rajadas de vento muito fortes, o que possibilita à distribuidora mobilizar suas equipes com antecedência para atender à população com mais agilidade. Além do sistema de monitoramento, o sistema elétrico conta também com equipamentos automatizados, que permitem manobras a distância, diretamente do Centro de Operação da distribuidora, garantindo mais agilidade na recomposição do sistema.

 

Brasil é líder em incidência de raios

Segundo estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil, por ser o maior país da zona tropical do planeta, é o líder em incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas para o solo a cada ano. Considerando os 67 municípios atendidos pela Energisa Minas Rio, a distribuidora registrou em 2022, aproximadamente, 620 mil raios. O número cresce a cada ano e pode impactar diversos setores.

“Os raios podem atingir diretamente as pessoas e imóveis ou por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Vale alertar, que além dos raios, os temporais desta época do ano são acompanhados de fortes rajadas de ventos, o que traz um risco adicional a toda população. Os ventos, que muitas vezes chegam a ultrapassar os 60 km/h, podem lançar objetos sobre as redes de energia, provocar a queda de árvores e galhos sobre carros e casas. É preciso ficar atento”, explica Rispoli.

 

Por isso, a população também deve ficar atenta a cuidados importantes: em caso de tempestades, retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras. Se estiver na rua, procure um lugar seguro e não se aproxime de cabos partidos. Em caso de urgência, entre em contato a Energisa pelo aplicativo Energisa On, pelo site www.energisa.com.br ou pelo Call Center 0800 032 0196.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »