14/09/2023 às 08h15min - Atualizada em 14/09/2023 às 08h15min

Com liberação do 5G em mais 14 cidades de Minas, população deve substituir a parabólica tradicional

Imprensa Siga Antenado
Quatorze novos municípios de Minas Gerais passaram a ter autorização para implantar a tecnologia 5G a partir desta quarta-feira, 13/09. Com o anúncio, dado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), as operadoras de internet que atuam nessas localidades já podem solicitar ativação da tecnologia ultrarrápida, de acordo com seus interesses comerciais. Ao todo, são 212 cidades brasileiras com a liberação nesta etapa.
 

Confira a lista das novas 14 cidades de MG com liberação para o 5G:

 

 
Com a nova leva de cidades, o Brasil alcançará a marca de mais de 2 mil municípios com o espectro disponível para a implementação do 5G (183 em Minas Gerais). É importante ressaltar que a autorização da Anatel não significa que a nova geração de internet chegará imediatamente a essas localidades, mas esse é o primeiro passo para a implantação da tecnologia.

Troca da parabólica

A notícia positiva também traz um alerta para os usuários da parabólica tradicional que moram nesses municípios: é preciso atualizar o equipamento para o modelo digital. A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV.

O modelo tradicional também corre o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C), poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida. 
 
Antes mesmo de o sinal parar de ser transmitido, quando o 5G for ativado na região, os usuários do equipamento podem perceber interferências, como chiados, chuviscos e até perda de acesso a alguns canais.

Nessas 14 cidades mineiras, famílias de menor renda já podem fazer o agendamento para receber o kit com a nova parabólica digital. O serviço é gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional funcionando em casa. O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Cerca de 16,8 mil famílias devem ser beneficiadas neste grupo de cidades.
 
Em julho, outras 22 cidades de Minas Gerais tiveram o agendamento liberado dentro da quarta fase do programa. Desta vez, entraram na lista: Araxá, Bela Vista de Minas, Itabira, Ituiutaba, João Monlevade, Lavras, Muriaé, Nova Era, Nova Serrana, Patos de Minas, Rio Piracicaba, Santa Rita do Sapucaí e Teófilo Otoni e Ubá.

Em Teófilo Otoni e Lavras, 2,4 mil e 1,7 mil famílias, respectivamente, podem ter direito à instalação do kit gratuito. Na sequência, estão: Ituiutaba (1,6 mil), Muriaé (1,6 mil) e Patos de Minas (1,5 mil). Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisa fazer a troca. 

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca os benefícios da nova antena: “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”. Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.   
 
Outras 169 cidades de Minas Gerais continuam com o agendamento para instalação do kit gratuito liberado. A previsão é de que 120,6 mil famílias possam ter direito à instalação gratuita nesses municípios.
 
SIGA ANTENADO 

A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). 

 

Confira as 22 cidades com agendamento aberto em Minas Gerais na quarta fase do programa:

 

  1.  Alpinópolis
  2. Antônio Carlos
  3. Araxá
  4. Barbacena
  5. Bela Vista de Minas
  6. Bicas
  7. Cachoeira de Minas
  8. Cascalho Rico
  9. Catas Altas da Noruega
  10. Conceição dos Ouros
  11. Diamantina
  12. Goianá
  13. Guarda-Mor
  14. Ibertioga
  15. Itabira
  16. Itaverava
  17. Ituiutaba
  18. João Monlevade
  19. Lavras
  20. Muriaé
  21. Nova Era
  22. Nova Serrana
  23. Paracatu
  24. Patos de Minas
  25. Pouso Alegre
  26. Rio Piracicaba
  27. Santa Rita de Ibitipoca
  28. Santa Rita do Sapucaí
  29. Santana dos Montes
  30. São José da Barra
  31. Teófilo Otoni
  32. Tiradentes
  33. Ubá
  34. Vargem Bonita
  35. Varginha
  36. Vazante


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »