22/09/2023 às 16h22min - Atualizada em 22/09/2023 às 16h22min

Primavera começa neste sábado, 23 de setembro e poda de árvores urbanas ainda continua

Biólogos recomendam que o período ideal para a poda de árvores tem que ter início em maio e terminar em agosto

Luiz Otávio Meneghite
Foto: Luciano Baía Meneghite - 22/09/2023
A poda dos oitizeiros e demais árvores urbanas de Leopoldina ultrapassou o período recomendável para a poda, que vai de maio a agosto, época de dormência das árvores, e tem avançado pelo mês de setembro bem atrasada, invadindo a primavera e prejudicando a reprodução dos pássaros.

Como já registrou Luciano Baia Meneghite, em artigo publicado no Jornal Leopoldinense Online, com o surgimento de novos bairros, conseqüentemente aumentou o número de árvores. Por isso, é recomendável que os prazos sejam respeitados e as Secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, às quais compete zelar pela poda, se movimentem no sentido de encerrar a poda.

Os gestores dessas mesmas secretarias tem que atentar para o fato de que o período da  poda já passou e estamos na época de choca dos muitos pássaros urbanos que se aninham nessas árvores. Tal atitude, segundo observou Luciano, cria um problema ambiental bem maior do que pode se supor, pois os pássaros atingidos pela poda fora de época, fazem o controle do número de insetos.   

Inúmeras vezes o jornal LEOPOLDINENSE registrou o problema com a poda ainda não encerrada no tempo certo, pois quando chegar a primavera, ela não é recomendável por biólogos, pois já acabou o período de dormência das árvores e é época de floração e da reprodução dos pássaros.

Quando deve começar a poda das árvores urbanas?

A poda deve ser realizada por pessoas especializadas e a melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de maio a agosto.  A poda feita no período chuvoso pode contribuir para que a árvore, com a exposição do corte, possa ser contaminada com fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento. O cupim aproveita os galhos previamente apodrecidos pelos fungos para se alojar nas árvores.

No verão, quando as temperaturas se elevam é que sentimos o valor e a importância de uma árvore, pois as suas sombras amenizam a temperatura. O  oitizeiro,  árvore que predomina na arborização urbana de Leopoldina, é uma espécie fornecedora de ótima sombra, devido a sua copa frondosa, com folhagem compacta que varia do amarelo ao verde intenso, possuindo por isso, elevado valor ornamental. Possui madeira de boa durabilidade, e por isso é perfeita para o plantio em praças avenidas e jardins, além de ser recomendada para reflorestamento misto de áreas degradadas. Existe uma recomendação de não deixar o oitizeiro com copa alta, podando-a com altura de 3 a 3.5 metros de altura. A primeira poda deve ser feita de forma educativa para evitar o seu crescimento desordenado e os possíveis transtornos futuros.

Apesar de suas vantagens, o oitizeiro é uma árvore de muitos galhos, muitas folhas o que proporciona uma cidade que se suja facilmente, o que exige varrição diária e contribui também para o entupimento de galerias de águas pluviais, além do perigo de arrebentamento de cabos e fios elétricos que sua copa oferece.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »