23/09/2023 às 08h25min - Atualizada em 23/09/2023 às 08h25min

CBA fortalece cultura de segurança de barragens com Simulados de Emergência na Zona da Mata mineira

Realizados em Miraí e Itamarati de Minas com apoio da Defesa Civil, exercícios tiveram como finalidade treinar moradores sobre rotas de fuga e pontos de encontro nas áreas de influência direta das barragens

Ângelo Franco / Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação Empresarial

No trabalho contínuo pela segurança de suas operações, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou nos dias 19 e 21 de setembro seus simulados anuais nas cidades de Miraí e Itamarati de Minas, respectivamente, na Zona da Mata mineira, em conjunto com as Defesas Civis Municipais e demais forças de segurança pública.

 

O objetivo do simulado é fortalecer a cultura de segurança de barragens e reforçar com a comunidade local os procedimentos a serem tomados em uma eventual emergência. A iniciativa integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração – PAEBM, em cumprimento às legislações vigentes (Resolução 95/2021, da ANM, e Lei Estadual 23.291, de 2019), e é essencial para exercitar a conduta segura em conjunto com a população da Zona de Autossalvamento (ZAS) - considerada a área de influência direta das barragens.

 

Além dos representantes das Defesas Civis Municipais e Estadual, a ação contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente, equipe da CBA e da população da ZAS.

 

O gerente das Unidades da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, ressalta o engajamento da população da ZAS. “O exercício demonstrou que, a partir da realização de simulados anteriores, a população já está familiarizada com as mensagens sonoras emitidas pelas nossas sirenes e conhece as rotas de fuga e os pontos de encontro. Em ambos os municípios, proporcionamos uma rica interação entre participantes do simulado da CBA, garantindo a efetividade da nossa gestão de segurança de barragens e a confiança dos moradores do entorno das nossas operações”, destaca.

 

Miraí

A ação contou com a participação de 100% de pessoas cadastradas na ZAS e mais moradores do município que estavam de passagem pela região do Simulado. Os participantes percorreram as rotas de fuga, que possuem 31 Pontos de Encontro e as 12 sirenes instaladas foram acionadas.

 

Morador da Fazenda Lilica, no distrito de Pirapanema, em Muriaé, o proprietário rural Geraldo Cortes da Silva faz questão de participar de todos os simulados. “Acho importante participar porque fico diretamente sabendo o trabalho que é realizado na barragem e que não tem risco. A gente fica despreocupado quando participa e ouve a empresa falar”, conta.

 

Itamarati de Minas

O Simulado em Itamarati de Minas teve também a participação de 100% de pessoas cadastradas na ZAS e mais moradores do município que estavam de passagem pela região do Simulado. Os participantes percorreram as rotas de fuga, que possuem nove Pontos de Encontro e as seis sirenes instaladas foram acionadas para a atividade.

 

O Simulado

O acionamento das sirenes, nos dois municípios, ocorreu às 10 horas. As pessoas cadastradas na ZAS deixaram suas residências, percorrendo as rotas de fuga devidamente sinalizadas com placas informando o sentido do Ponto de Encontro mais próximo, representando um local seguro, conforme mapeamento realizado em parceria com as Defesas Civis municipais.

 

Nos respectivos pontos, os participantes responderam à pesquisa de avaliação do processo, que incluiu tópicos como a clareza da mensagem divulgada pelas sirenes e o tempo de tomada de decisão, além de analisar como foi feito o deslocamento. As informações serão utilizadas para a melhoria contínua da gestão de segurança de barragem.

 

Barragem Miraí

A barragem de Miraí, construída em etapa única, opera desde 2008 e atende aos mais altos critérios de segurança.

 

A CBA possui um sistema robusto de gestão de segurança de barragens (SIGBAR), que garante a integridade física de suas barragens, contemplando rotinas de monitoramentos quinzenais, mensais e semestrais. As barragens também passam por auditorias externas periódicas, conduzidas por uma empresa independente especializada em geotecnia, e recebem fiscalizações de órgãos públicos responsáveis, possuindo todos os laudos técnicos exigidos por lei, que atestam a integridade e a segurança de suas estruturas.

 

Barragem Itamarati de Minas

A barragem de Itamarati de Minas, construída em etapa única, teve sua operação de 1992 a 2013, mantendo continuamente todos os controles e manutenção das suas estruturas e sistemas. Atualmente, a CBA tem foco no desenvolvimento tecnológico para o aproveitamento dos minerais armazenados.

 

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

 

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial - no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2022 e R$ 1,6 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

 

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »