24/09/2023 às 09h09min - Atualizada em 24/09/2023 às 09h09min

Aprovado documento final do Parlamento Jovem Minas com propostas sobre mercado de trabalho

No Plenário da ALMG, 150 jovens selecionaram 12 sugestões que foram entregues ao Legislativo e podem subsidiar projetos e outras iniciativas.

Jovens celebram o final dos trabalhos e a seleção das propostas do PJ Minas 2023 (Foto: Willian Dias)

Num dos momentos mais marcantes do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), cerca de 150 jovens representantes de 132 municípios mineiros aprovaram, nesta sexta-feira (22/9/23), o documento final com 12 propostas para o tema dessa edição, “Jovem e Mercado de Trabalho”. No Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), eles protagonizaram um debate construtivo com vistas ao aprimoramento das políticas públicas na área.

Mais de 70 sugestões elaboradas nas etapas municipal e regional do PJ Minas chegaram dos 20 polos do programa. Já na etapa estadual, os grupos de trabalho fizeram modificações, aglutinações e supressões, chegando a 18 propostas no debate final. Dessas, 12 foram selecionadas, sendo quatro para cada subtema. Na defesa de pontos de vistas, os jovens citaram pensadores, leis, reportagens e programas do Poder Público. Foi um exercício de cidadania.

No subtema “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho”, uma das propostas prevê a criação de projeto que desenvolva o esporte e a arte como fonte de renda e emprego para os jovens. Também são sugeridos a instituição de conselhos municipais de apoio ao jovem no mercado de trabalho e um programa para monitorar os direitos trabalhistas dos jovens. Por fim, é proposta a criação de uma plataforma que reúna sites, cursos, videoaulas e outros recursos que facilitem o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.

Parlamento Jovem de Minas 2023 - Etapa Estadual - Plenária final

Parlamento Jovem de Minas 2023 - Etapa Estadual - Plenária final

No subtema “Escolaridade e qualificação profissional”, os jovens reivindicam o aprimoramento do programa Trilhas do Futuro, do governo do Estado, com cursos voltados para o mercado digital; a ampliação das formas de ingresso nas faculdades do Estado; a realização de uma semana de empregabilidade do jovem e orientação vocacional; e um programa de qualificação profissional, com temas como oratória, em bairros periféricos.

Já no subtema “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”, as propostas visam à inclusão de pessoas com deficiência e neurodivergentes, bem como jovens em situação de vulnerabilidade, no mercado de trabalho. Também são reivindicados passe livre para jovens que fazem cursos técnico ou trabalham e a capacitação profissional em áreas rurais, periféricas e de difícil acesso.

O documento foi entregue à deputada Beatriz Cerqueira (PT), suplente da Comissão de Participação Popular, colegiado encarregado de dar encaminhamento às propostas. Ela fez um convite aos municípios que ainda não integram o PJ Minas para que ingressem na edição de 2024. As inscrições estão abertas até o próximo dia 30. "O que vimos aqui foi a força da juventude e um debate cidadão", afirmou.

A parlamentar também conclamou os jovens a ocuparem cada vez mais a política, em todas as suas dimensões. E às mulheres, incentivou a maior participação na mesa de coordenação dos trabalhos. O deputado Coronel Henrique (PL) também acompanhou a pelnária e a entrega do documento.

Nova dinâmica de trabalho

Mudanças na dinâmica da plenária final foram implementadas neste ano para dar celeridade ao trabalho. Durante a análise das propostas no Plenário, por exemplo, jovens não puderam fazer destaques de supressão, aglutinação ou modificação de propostas. “Isso foi feito nos grupos de trabalho. Aqui eles só defendem a manutenção ou não da proposta no documento final”, esclareceu Leandra Martins de Oliveira, da coordenação estadual do PJ Minas.

Outra mudança foi implementada na apuração dos votos. Em vez de levantar a mão para votar nas propostas escolhidas e aguardar a contagem, cada jovem anotou suas escolhas no cartão, que foi entregue à coordenação, para apuração no fim da reunião.

Parlamento Jovem de Minas 2023 - Etapa Estadual - Plenária final

Parlamento Jovem de Minas 2023 - Etapa Estadual - Plenária final

A avaliação, feita após a finalização de cada edição do PJ Minas, também ganhou um novo instrumento. Em vez de e-mail ou link, os jovens puderam escanear um QR-Code espalhado nas áreas comuns para fazer a avaliação. Hyan Luca Lopes, de João Pinheiro (Polo Noroeste), aproveitou a oportunidade. “As atividades em grupo foram muito divertidas e tiveram uma gama enorme de comunicação”, opinou.

O estudante considerou gratificante sua primeira participação no PJ Minas e elogiou, ainda, a disseminação de informações e esclarecimento de dúvidas. “Na avaliação que fiz, dei sugestões sobre pontos que, na minha opinião, podem ser aprimorados”, completou Hyan. Segundo Leandra, além das avaliações feitas a partir do retorno de jovens e coordenadores, o programa também passa por avaliações internas da coordenação.

Clima jovem

Parlamento Jovem de Minas 2023 - Etapa Estadual - Plenária final

Parlamento Jovem de Minas 2023 - Etapa Estadual - Plenária final

A seriedade na escolha de propostas não escondeu a alegria dos jovens participantes do PJ Minas. Ao final da plenária, muitos abraços, troca de contatos, fotos em grupo, choro, recadinhos e “autógrafos”. Sophia Carvalho, de Bandeira do Sul (Sudoeste) autografou a camisa de Theodore Finch, de Ponte Nova (Vale do Piranga), que retribuiu assinando a sacola da colega.

Ambos os jovens responderam com a mesma palavra, “incrível”, quando questionados sobre a participação no programa. “Conseguimos desenvolver bem os temas e ainda fiz vários amigos que vou levar para a vida”, afirmou Theodore, camisa cheia de autógrafos. Já Sophia não conteve o choro, mas minimizou. “Despedida é sempre assim”.

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »