26/09/2023 às 16h32min - Atualizada em 26/09/2023 às 16h32min

Parlamento Jovem recebe inscrições para 2024

Até 26 de outubro, câmaras municipais que queiram ingressar no projeto podem se inscrever pelo portal da ALMG.

Tema da próximo edição será escolhido no dia 21 de setembro, durante etapa estadual, na ALMG - Arquivo ALMG Foto: Kevin W.

Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) está com inscrições abertas para a edição de 2024. Até o próximo dia 26 de outubro, as câmaras municipais interessadas em participar podem se inscrever por formulário disponível no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As câmaras que participam da atual edição já estão automaticamente inscritas

No formulário, deve ser preenchido o nome completo da instituição, com seu CNPJ e e-mail de contato, por onde serão recebidas todas as correspondências relacionadas à participação no programa. Em seguida, devem ser indicados nominalmente os representantes da instituição. Cada casa legislativa poderá indicar até dois representantes, sejam vereadores ou servidores.

Após o encerramento das inscrições, a Coordenação Estadual do PJ Minas entrará em contato para finalizar o processo. O regulamento do programa está disponível no portal e traz todas as informações sobre competências e responsabilidades dos participantes, bem como a preparação e as etapas.

O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Desenvolvido em etapas (municipal, regional e estadual), o PJ Minas prevê a discussão, elaboração e priorização de propostas de políticas públicas relacionadas ao tema da edição. Em 2023, os estudantes estão abordando o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. 

Temática para 2024

Para 2024, serão submetidos à votação os temas “Melhorias no Ensino Escolar”, “Sexualidade na juventude” e “Cultura e juventude”. A escolha será feita no dia 21 de setembro, durante a realização das atividades da etapa estadual da atual edição. 

votação será híbrida, com a participação presencial dos 150 jovens eleitos para a etapa e com os demais estudantes que participaram ao longo dessa edição votando por meio de link que será enviado no dia da votação. A escolha será precedida pela defesa de cada um dos temas, feita pelos próprios jovens participantes. 

O PJ Minas alcançou, em 2023, o número de 132 câmaras municipais participantes - sendo 36 câmaras ingressantes. No total, 3.962 alunos estão participando das discussões e elaboração de propostas, além de outras atividades.

Fonte: ALMG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »