27/09/2023 às 16h36min - Atualizada em 27/09/2023 às 16h36min

Rodrigo Pimentel dá voz aos profissionais da enfermagem na luta por reconhecimento e valorização

Essa postura do vereador alcançou a categoria dos profissionais de enfermagem que se sentiram representados na luta por esse direito.

Com Arnaldo Spindola Maximiano (*)
Reunião com os profissionais da enfermagem (Foto CML)
Pesquisas mostram que a saúde é uma das principais preocupações do cidadão e tem assumido relevância na elaboração de políticas públicas. Por isso, é considerado um desafio que precisa ser enfrentado com tenacidade pelos representantes políticos, a fim de dar voz àqueles que são fundamentais neste processo: os profissionais da saúde.
 
Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, atual Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, acredita que com diálogo e boa política é possível avançar nas demandas da população. Essa tem sido sua marca à frente do Legislativo Municipal, estabelecendo diálogos com os mais variados segmentos do município, ouvindo suas demandas e procurando alternativas para garantir os direitos já consolidados.
 
Um exemplo é a discussão sobre o Piso Salarial Nacional da Enfermagem, que é uma remuneração estabelecida em lei federal e que visa reconhecer o trabalho essencial realizado pelos profissionais da enfermagem, técnicas e auxiliares em enfermagem. Rodrigo Pimentel é o autor de indicações e requerimentos encaminhados ao Poder Executivo, indagando sobre previsão de início de pagamento do piso salarial da enfermagem em Leopoldina.
 
Essa postura do vereador alcançou a categoria dos profissionais de enfermagem que se sentiram representados na luta por esse direito. No último dia 13 de setembro, o Legislativo abriu suas portas para receber representantes da categoria que expuseram seus anseios e as dificuldades que enfrentam no desempenho da profissão.
 
Além de Rodrigo Pimentel, também participaram da reunião os vereadores Gilmar Pimentel, Bernardo Guedes, Alexandre Badaró, Vinícius Queijinho, Valdilúcio Malaquias e Elileia Santos Correa. Os profissionais reclamaram a não implantação do piso salarial nacional e o não pagamento de recursos provenientes do Programa Previne Brasil, que tem como um dos seus objetivos a valorização da categoria. Ao final, foi solicitado aos vereadores que se empenhassem junto à Secretaria Municipal de Saúde em busca de informações e esclarecimentos.
 
Sensível à causa da dignidade salarial dos profissionais da enfermagem, Rodrigo Pimentel agendou uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Vieira Machado. O encontro aconteceu no dia 25 de setembro, nas dependências da Câmara Municipal, com as presenças dos vereadores Ivan Nogueira, José do Carmo Fófano, Valdilúcio Malaquias, Alexandre Badaró, Vinícius Queijinho, Bernardo Guedes e Maria Inês Xavier.
 
Na reunião, conduzida pelo Presidente da Câmara, foi discutida a questão do piso salarial da enfermagem. Segundo o Secretário, o município já está elaborando um projeto de lei, que será encaminhado à Câmara, para obter autorização legislativa para efetuar os pagamentos aos quadros da enfermagem.
 
Márcio Vieira Machado também comentou sobre o Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que repassa recursos para financiar a atenção primária da saúde nos municípios. Ele ouviu a demanda acerca da criação de um incentivo financeiro aos profissionais da atenção básica e informou que estará realizando estudos para verificar a viabilidade do pleito.
 
Rodrigo Pimentel e os vereadores foram enfáticos ao defenderem a necessidade de atender às demandas da categoria da enfermagem, pois esses trabalhadores estiveram na linha de frente no combate à Covid-19 e não pararam de trabalhar em nenhum momento. Foi solicitado que o Secretário de Saúde se empenhe no sentido de viabilizar o repasse desses recursos aos profissionais o quanto antes.
 
Durante o encontro, também foram abordadas outras demandas da área de saúde, como a situação do pronto-socorro municipal, a ativação da UPA 24 horas, o funcionamento dos postos de saúde, o abastecimento da farmácia popular, a realização de cirurgias eletivas, entre outros assuntos do setor.

Rodrigo Pimentel avaliou como positiva a reunião com o Secretário de Saúde e disse que acredita na solução dessas questões rapidamente, em especial a implantação do piso salarial. “Estamos trabalhando muito para garantir que cada profissional de enfermagem receba o devido reconhecimento e valorização”, afirmou.


Reunião com o Secretário de Saúde, Márcio Vieira Machado
(Foto CML)
 
Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »