04/10/2023 às 14h21min - Atualizada em 04/10/2023 às 14h21min

Escolas da Zona da Mata mineira concluem Curso de Educação Ambiental da CBA

Iniciativa do Programa de Educação Ambiental – PEA contou com apresentações de projetos de preservação ecológica das instituições de ensino

Ângelo Franco
Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação Empresarial

Educadores, gestores escolares e professores de oito municípios na Zona da Mata mineira participaram da Culminância do Curso de Atualização em Educação Ambiental, realizado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), no dia 3 de outubro, na Unidade da Empresa em Miraí. A iniciativa compõe o Programa de Educação Ambiental (PEA) da CBA, que tem o objetivo de fomentar a conscientização para a conservação ecológica junto às comunidades. O evento de encerramento contou com a participação de representantes das escolas de Cataguases, Fervedouro, Itamarati de Minas, Leopoldina, Miradouro, Miraí, Muriaé e Rosário da Limeira.

 

Ao longo de 22 anos de história, mais de 87 mil pessoas da região já participaram do PEA. Realizado em parceria com a empresa Moleque Mateiro, o curso em 2023 teve como tema a “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os 5 P's da Sustentabilidade”, proporcionando aos professores participantes o desenvolvimento de projetos ambientais em suas escolas, com base nos conteúdos abordados.

 

No evento de encerramento, três iniciativas foram reconhecidas e premiadas, dentre 13 projetos educativos apresentados, com temas como horta orgânica e suspensa, importância das sementes, taxidermia (técnica de empalhamento de animais), jogo de tabuleiro sobre gestão de segurança de barragem, espécies de árvores, minhocário (bioteca) e produção de sabão caseiro. A banca julgadora foi composta por representantes da CBA, Trust Gestão e Sustentabilidade, Moleque Mateiro e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

Para o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, trazer esta temática para o ambiente escolar é um dos principais caminhos para promover a consciência ambiental. “Os resultados que vemos no encerramento desta 21ª jornada mostram como o nosso Programa de Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental para dar acesso às atuais e futuras gerações sobre o seu papel no planeta. O contato frequente, por meio do Curso de Atualização, com os professores da rede de ensino, nos ajuda a propagar conhecimentos fundamentais para a boa relação entre o homem e o seu meio, além de fomentar as práticas de Mineração Sustentável da CBA”, destaca.

 

O professor de Biologia na Escola Estadual Capitão Roberto José Ferreira, no distrito de Macuco, em Muriaé, Philipy Almeida, conquistou o primeiro lugar com o Projeto “Educação Ambiental através da Taxidermia”. Ele atribui a vitória a todos os alunos e alunas. “Esse não é um projeto só meu. Vi o engajamento e os(as) alunos(as) na taxidermia, a dedicação em aprender. Levar esse prêmio para a escola vai ser muito importante, pois vai mostrar a eles que o esforço compensou. Além disso, trabalhamos a educação ambiental em uma região da nossa escola onde é fundamental esse tipo de conscientização”, celebra.

 

A segunda colocação ficou com o Projeto Bioteca, da professora Christiane Ferreira Ramos Mendonça, da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, em Cataguases. O terceiro lugar foi para o Projeto Escola Sustentável, desenvolvido pela professora Hellen Mariano Roberto, da Escola Estadual Guido Marliere, também no município de Cataguases.

 

Sobre o Programa de Educação Ambiental - PEA
 

Desenvolvido há 22 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a consciência ambiental e ampliar o conhecimento sobre a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio de educação sobre o meio ambiente, sensibilização para a conservação da biodiversidade, utilização sustentável e busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o meio ambiente.

 

Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 153 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia realiza a mineração de bauxita.

 

Sobre a CBA
 

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

 

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial - no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2022 e R$ 1,6 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

 

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »