06/10/2023 às 13h06min - Atualizada em 06/10/2023 às 13h06min

Programa Tarifa Zero começa a valer a partir do dia 9 de outubro

Consórcio Princesa Leopoldina, foi empresa vencedora da licitação que definiu a nova prestadora de serviço de transporte coletivo do município

Fernanda Espíndola (*)
Foto: Luciano Baía Meneghite - 08/09/2023
A Prefeitura de Leopoldina assinou nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, contrato com o Consórcio Princesa Leopoldina, empresa vencedora da licitação que definiu a nova prestadora de serviço de transporte coletivo do município. A operação começa na próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, e garantirá a gratuidade no transporte público a todos os leopoldinenses através do “Tarifa Zero”.

O contrato terá vigência inicial de 24 meses, contados a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses, nos termos da Lei nº 8.666/93. O Consórcio Princesa Leopoldina terá o prazo de 90 dias para adequar seus veículos às exigências legais.

Com a assinatura do contrato, a Prefeitura coloca fim ao monopólio do antigo modelo de concessão pública, praticado há mais de 20 anos no município,  passando a pagar pelo serviço por quilômetro rodado.

Através do programa “Tarifa Zero”, Leopoldina se torna o primeiro município da Zona da Mata a garantir gratuidade no transporte público. Além de aumentar a acessibilidade e promover a inclusão social, a mudança vai impactar também no orçamento dos leopoldinenses, que no final do mês deixarão de gastar 16% do salário mínimo com custos de transporte.  

A gratuidade das tarifas alcançará todas as linhas urbanas atendidas pelo novo serviço de transporte público municipal através de nove rotas. A novidade fica por conta da implantação da Rota da Saúde, que ligará a Rodoviária à Casa de Caridade Leopoldinense, atendendo uma antiga demanda da população.

A cartilha pode ser acessada através do link

https://www.leopoldina.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/programa-tarifa-zero--de-transporte-gratuito-comeca-a-valer-a-partir-do-dia-9-de-outubro/101161

(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »