09/10/2023 às 18h01min - Atualizada em 09/10/2023 às 18h01min

Polícia Civil de Minas lança campanha de prevenção e apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência

Instituição se une a youtuber e escolas de arrecadação de brinquedos para o Espaço Reviver Kids, além de divulgar orientações para proteção contra abusos e outro crimes

Agência Minas
“A orientação é sempre o melhor caminho”. Esse é o lema da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para as ações promovidas no mês em que se comemora a Semana das Crianças. A iniciativa abrange a atuação preventiva da Polícia Civil e conta com parceiros na internet e na rede de ensino público e particular de Belo Horizonte e região metropolitana. Dentro da programação, serão realizadas duas ações pela Polícia Civil ao longo de outubro: uma de orientação, tanto no formato presencial quanto pelas redes sociais, e outra de arrecadação de brinquedos novos ou em bom estado de conservação para as vítimas de abusos e outros tipos de violência.

Os parceiros youtuber Rikinho, a Escola Estadual Ordem e Progresso e o Colégio Santo Agostinho. As doações serão destinadas ao Espaço Reviver Kids, que fica na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na capital, onde são acolhidas crianças em situação de violência.
 
Educar

Para a chefe do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), delegada-geral Carolina Bechelany, educar e sensibilizar são as palavras de ordem. “Considerando que mais de 80% dos abusos contra crianças e adolescentes são praticados no ambiente familiar ou próximo, e que o abusador não tem perfil, normalmente é alguém acima de qualquer suspeita, precisamos atuar diretamente com as vítimas. E essa ação será fundamental para alcançar tanto vítimas como os responsáveis legais”, observa.
 
O projeto é da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), pertencente ao Defam, e tem como objetivo demonstrar que a internet, muitas vezes utilizada para consumar o crime de forma presencial, também é uma ferramenta para combater delitos contra crianças e adolescentes.

“A ideia é celebrar o mês das crianças com orientações divulgadas por um youtuber, que tem como público-alvo crianças e adolescentes, por meio de seus canais das redes sociais e dos canais oficiais da PCMG. E também difundir de forma presencial e on-line a nossa atuação no enfrentamento da violência contra a população infantojuvenil”, garante a delegada Renata Ribeiro, chefe da Dopcad.

Atividades

No Colégio Santo Agostinho, policiais civis ministram palestras nas diversas unidades a pedido da rede. Agora, com a campanha de doações de brinquedos para o mês das crianças, duas estudantes, embaixadoras do projeto, tiveram a oportunidade de ir à Depca para conhecer o trabalho realizado pela PCMG na unidade policial e o Espaço Reviver Kids. Elas vão levar a experiência para os alunos da escola em Nova Lima, onde será realizada a campanha de arrecadação de presentes.

Já o influenciador digital Rikinho esteve na Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG), em Belo Horizonte, onde realizou uma partida de futsal com crianças de 8 a 12 anos, filhos de policiais civis, para lançar nas redes sociais a campanha de orientação e arrecadação de brinquedos. Ao longo do mês, ele estará nas unidades escolares, como o Colégio Ordem e Progresso, com ação educativa voltada para os estudantes de 13 a 16 anos.

A iniciativa também prevê a divulgação da cartilha “Violar os Direitos da Criança e do Adolescente é Crime. Denuncie”, disponível no site da Polícia Civil. Já o encerramento será nos dias 30 e 31/10, com a entrega das doações no Espaço Reviver Kids da Depca, que fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, número 2.145, bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »