19/10/2023 às 07h21min - Atualizada em 19/10/2023 às 07h21min

Projeto Roda de Conversa leva orientação a alunos da rede municipal de Leopoldina

O objetivo é colocar os jovens como protagonistas da construção do seus próprios conhecimentos, para que eles tenham um espaço de escuta e aceitação.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
Trata-se de iniciativa desenvolvida pela equipe técnica do Núcleo de Apoio à Inclusão Municipal (Foto PML)
Com o objetivo de intensificar a abordagem de assuntos importantes como saúde mental, sexualidade, bullying, projeto de vida, adolescência e valores, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Educação, vem promovendo importantes ações que cooperam no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento pedagógico dos estudantes.

Uma delas é o Projeto Roda de Conversa, uma iniciativa desenvolvida pela equipe técnica do Núcleo de Apoio à Inclusão Municipal, o NAIM, formada por psicopedagoga, enfermeira, duas psicólogas e duas assistentes sociais. A iniciativa vem propiciando através do diálogo a troca de experiências, o desenvolvimento da oralidade, da escuta, bem como o fortalecimento de vínculos.  

O objetivo é colocar os jovens como protagonistas da construção do seus próprios conhecimentos, para que eles tenham um espaço de escuta e aceitação, além de respeitar o que o outro tem a dizer, desenvolvendo assim a empatia. 

As orientações são estendidas aos pais dos alunos das escolas atendidas pela equipe. E as rodas de conversa com as famílias têm sido um momento rico de trocas e experiências enriquecedoras.

"A família tem um papel importantíssimo no processo de aprendizagem do aluno. Entendendo isso, nossa equipe tem buscado cada vez mais a participação das mesmas no dia a dia dos  alunos", explica a secretária de Educação, Lúcia Horta. 

O projeto desenvolve ainda oficinas para o fortalecimento de vínculos e de criatividade, bem como o desenvolvimento e a construção de conceitos importantes como ancestralidade, diversidade e virtudes. Tudo isso aplicado de forma lúdica, alegre e encantadora, através de manifestações artísticas como o teatro e a música.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »