24/10/2023 às 13h36min - Atualizada em 24/10/2023 às 13h36min

Encontro de Mulheres do Agro foi realizado em Argirita

Evento foi realizado neste sábado, 21, no centro do município

Flávio Christo - Assessor de Comunicação da Faemg Senar
Encontro reuniu mulheres em Argirita

Um momento de valorização da figura feminina no campo, com empoderamento, empreendedorismo, casos de sucesso e muito entretenimento. Essa foi a programação do Encontro de Mulheres do Agro, realizado em Argirita, neste sábado. O evento é uma proposta do Sistema Faemg Senar para inovar no campo, atraindo um público importante para a agropecuária.

As mulheres vem aumentando sua participação no agro em Minas, saindo de cerca de 60 mil pessoas em 2006, para quase 87 mil em 2017, um acréscimo de 46%. A escolaridade também vem melhorando. A taxa de analfabetismo entre as mulheres que dirigem propriedades rurais caiu de 36,6% para 16%. “Estamos fazendo um resgate da imagem feminina no campo, valorizando a importância dela dentro do processo da produção agropecuária e formando lideranças femininas dentro do estado”, afirmou Silvana Novais, gerente da mulher, do jovem e de inovação do Sistema Faemg Senar. 

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Argirita, Sérgio Guedes, acredita que as mulheres vêm assumindo cada vez mais importância no campo, e que o futuro do agro passa por mãos femininas. “Podemos ver a alegria estampada no rosto das mulheres, por se sentirem valorizadas. Sabemos da importância delas no campo e é primordial ressaltar isso”, disse ele.

_____________

Troca de experiências rende boas histórias

Diversas mulheres puderam contar das dificuldades e dos sucessos da vida no campo. Uma delas foi a professora aposentada Neuza Tasca, natural de Juiz de Fora, mas que se mudou para Argirita após mais de 30 anos lecionando. Ela e o marido procuraram um local que tivesse tranquilidade e fosse próximo a um centro urbano. “Meu avô era fazendeiro e eu sempre gostei de estar na fazenda. Quando meus filhos eram pequenos, eu vivia no campo e era ótimo. Morei na cidade pois precisamos, mas assim que pude, resolvi voltar”, contou Neuza.

Hoje, ela e o marido têm um eficiente método de organização em sua plantação de banana, que eles vendem e usam de matéria prima para produzir biomassa e geléia, o que complementa a renda do casal. “Eu sei a semana que tem que cortar cada família de banana. Assim que ela dá o broto eu anoto, e eu sei em qual semana tenho que ir colher”, disse ela. Neuza contou que fez muitos cursos com o Senar. Um deles, inclusive, resultou na plantação de um lote de bananas em sua propriedade, 

Geralda Queiroz usa a terra para complementar a alimentação da família. Em sua casa, ela tem um pomar, com frutas como manga e laranja, e uma horta, com couve, tomate e taioba. “Foi um dia muito bom, estou me sentindo especial. Adoro ver muita gente reunida, é igual a minha casa, que sempre tem muita gente”, comentou Geralda. 

Miriane Calixto foi ao evento com a irmã, a filha e a sobrinha. Para ela, o Encontro de Mulheres do Agro serviu de inspiração e ajudou no planejamento do seu futuro. “Eu pretendo um dia ter um pedacinho de terra, algumas criações, umas galinhas, uma vaquinha, e as minhas plantas. Eu gosto de me informar sobre o assunto, para quando tiver oportunidade de realizar esse meu sonho, eu estar preparada para o desafio” . 

_____________

Programação durou todo o dia

A manhã começou com uma roda de conversa, onde foi discutido o empoderamento feminino e foram apresentados casos de mulheres de sucesso do município. Durante o dia, os assuntos abordaram temas como empreendedorismo, saúde da mulher, linhas de crédito e turismo rural. As participantes também receberam café da manhã, almoço e lanche. No fim da tarde, aconteceu uma confraternização com apresentação musical.]

 

“Foi bastante proveitoso o evento, plantamos uma sementinha aqui na mulher da cidade, que tem um papel primordial dentro das famílias rurais”, disse Terezinha Garcia, agente de desenvolvimento rural do SPR de Argirita, que organizou o evento.

“É importante inserir todos os agentes da atividade, trazendo exemplos de mulheres que, com seus empreendimentos, através dos cursos, treinamentos e conhecimento, melhoraram suas vidas. Queremos captar novas pessoas, mostrar para outras mulheres que é possível aumentar a renda e a qualidade de vida dessas  famílias”, afirmou Emerson Simão, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora.

 

Esta foi a primeira edição do Encontro de Mulheres do Agro na região. O evento foi realizado no Clube da Praça e teve o apoio da Emater, Prefeitura Municipal de Argirita, Sicredi, Sebrae e Sorvetes Tropical.  

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »