10/11/2023 às 17h42min - Atualizada em 10/11/2023 às 17h42min

Secretária de Obras participa de reunião com os vereadores na Câmara Municipal

Arnaldo Spindola Maximiano(*)
Engenheira Laura de Paula Domiciano, Secretária Municipal de Obrasa (Foto CML)
Em atendimento ao Requerimento nº 57/2023, de autoria dos vereadores Alexandre Badaró, Gilmar Pimentel, José do Carmo Fófano e Vinícius Queijinho, a Secretária de Obras Laura de Paula Domiciano esteve participando da sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 10 de outubro de 2023.

O convite foi formulado com o objetivo de que a secretária pudesse explanar acerca dos requerimentos não respondidos dentro do prazo, respostas de requerimentos sem o envio dos documentos solicitados, obras iniciadas e inacabadas, obras futuras, obras sem o valor de custeio, laudos de avaliação, uso de telefone corporativo, bem como sobre outras ações da Secretaria Municipal de Obras.

Inicialmente os questionamentos foram feitos pelos autores do requerimento. Laura de Paula Domiciano respondeu aos questionamentos sobre o uso do telefone corporativo da Secretaria de Obras, visto que o vereador Alexandre Badaró reclamou que não é atendido pela secretária e não tem retorno das mensagens enviadas a ela. Comentou sobre a paralisação da produção de asfalto frio pela prefeitura e esclareceu qual será a destinação da emulsão de asfalto que está depositada na antiga sede da Agrorural. O vereador perguntou se há alguém responsável pela fiscalização dos serviços de calçamento na cidade em virtude das obras de saneamento. Por fim, o vereador reclamou que as respostas aos requerimentos direcionados à Secretaria de Obras não são acompanhadas pelos documentos solicitados.

Gilmar Pimentel questionou o número de fiscais de obras que estão à disposição da Secretaria. Laura de Paula respondeu que são quatro fiscais, número considerado insuficiente pelo vereador em virtude do montante de serviço da Secretaria. Ele também comentou sobre a lentidão dos trabalhadores nas obras da Praça da Bandeira e na Entrada Norte da Cidade. A Secretária reconheceu que toda obra apresenta problemas e com a Prefeitura não é diferente. Segundo ela, está sendo repensado o cronograma da obra da Entrada Norte visando agilizar sua realização. Em relação à Praça da Bandeira, ela informou que já foi iniciado o paisagismo e faltará apenas a instalação de alguns equipamentos. Sobre o recapeamento asfáltico da estrada de Vista Alegre, Laura Dimiciano informou que a obra está entre as prioridades da Secretaria e deverá ser atendida em breve.

Sobre a obra de construção de um vestiário na Comunidade dos Lombas disse que acompanhou a obra,  justificou sua ausência na inauguração e chegou a pedir desculpas, caso a população tenha se sentido ofendida pela sua ausência na solenidade.

Entre outros questionamentos, José do Carmo Fófano comentou sobre as condições da estrada que liga Vargem Linda a Piacatuba, pediu uma atenção especial para o cemitério do distrito e cobrou a construção da capela mortuária. Ele destacou a importância de se informar os valores das obras e cobrou a pavimentação de duas ruas no distrito de Piacatuba.

Em relação às ruas, Laura Domiciano comentou que o trâmite dos convênios com a Caixa Econômica não é tão rápido. Sobre os serviços de tapa-buracos na estrada, ela garantiu que estão na lista de demanda da Secretaria e deverão ser realizados em breve. Disse que está com uma força-tarefa para intervir nos cemitérios dos distritos e também da cidade. Sobre a capela mortuária, a Secretária informou que estão tentando sanar alguns empecilhos para a realização da obra.

Em relação às placas informativas sobre as obras, a Secretária considerou interessante a lei proposta pelo vereador Alexandre Badaró, com a utilização de QR Code. Ela informou que todas as obras licitadas, que não são realizadas com mão-de-obra própria, já apresentam o QR Code com todas as informações.

Em seguida, Vinícius Queijinho falou de algumas obras da área de saúde, como a chegada do Pronto-Socorro. Ele citou que o prédio onde funciona o CAPS está precisando de manutenção. Comentou sobre obras paradas no município, como a obra do pronto-socorro, reforma do prédio do CAPS, além de explanar sobre as possibilidades de instalação da UPA.

Laura Domiciano explicou que, apesar de o pronto-socorro ser municipal, ele funciona através de convênio no prédio que é de propriedade da Casa de Caridade Leopoldinense, o que impede a ação da Secretaria Municipal de Obras por não ser público. Sobre o CAPS, ela comentou que no prédio funcionam o CAPS e um PSF, sendo que hoje o CAPS tem aprovação da Anvisa e o prédio tem aprovação do Corpo de Bombeiros.

A Secretária informou que a pintura e outros serviços já foram realizados na parte interna e tem previsão de serem feitos também na parte externa. Porém, ela considerou que o principal foi regularizar o prédio junto ao Ministério Público.

Vinícius Queijinho elogiou o serviço de asfalto quente, mas reclamou que foram feitos serviços de asfaltamento na Funchal Garcia, não utilizaram nem o rolo compressor e o serviço não ficou de boa qualidade. O parlamentar apontou que há buracos na Funchal Garcia, Solar, Nova Leopoldina, Rua Ismail Ávila, pois os serviços não foram concluídos. Ele ainda reclamou da qualidade do calçamento realizado pela empreiteira no Bairro Imperador. Por fim, Vinícius Queijinho apresentou outras demandas e entregou algumas indicações à Secretária, como o Bairro Cohab Nova, Jardim Bela Vista no Cristo Redentor, UBS do Bairro Nova Leopoldina.

A Secretária respondeu sobre o asfaltamento da Avenida Funchal Garcia e explicou que o serviço não foi concluído em virtude de um problema nas máquinas da empresa, mas informou que não foi efetuado o pagamento. Segundo ela, a empresa está com problemas técnicos e por isso ainda não retornou. Sobre a  rua do Bairro Imperador, ela informou que a PML já acionou a garantia da obra e há previsão de a empresa vir fazer o serviço. Sobre as indicações, a secretária afirmou que vai analisar uma a uma para verificar a viabilidade de execução.

Em seguida, o Presidente abriu a possibilidade de os demais vereadores também se dirigirem à Secretária, os quais fizeram questionamentos e apresentaram demandas consideradas importantes em diversos bairros da cidade.

A Secretária ouviu as demandas e respondeu aos questionamentos apresentados pelos vereadores. Em seguida, em entrevista à TV Câmara, Laura Domiciano afirmou que ficou feliz em poder participar de uma reunião na Câmara Municipal, pois foi a oportunidade de discutir vários assuntos. Segundo ela, foram relatadas todas as obras que estão em andamento, as que estão por vir, além de algumas demandas dos vereadores e das comunidades.

A Secretária comentou que todas as demandas apresentadas estão listadas na secretaria e que o objetivo é atender a todas. Ela informou que, atualmente, entre manutenção, obras e serviços sendo realizados, são mais de 46 obras. Laura Domiciano destacou a troca da iluminação pública para lâmpadas de Led que está prestes a ser concluída. Segundo ela, ainda há muitas coisas por vir e a Secretaria está fazendo um planejamento para execução. Ela anunciou que o restante da obra do campo do Bairro Bela Vista deve entrar em licitação nas próximas semanas e previu que a execução deve ser bem rápida, para possibilitar que as pessoas possam voltar a utilizar aquele espaço esportivo.

(*) Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »