17/11/2023 às 10h42min - Atualizada em 17/11/2023 às 10h42min

BDMG amplia financiamento a empresas lideradas por mulheres no estado

De janeiro a outubro de 2023, banco liberou quase R$ 50 milhões, 48% a mais do que no mesmo período de 2022

Agência Minas
Foto: Uriel Silva / Divulgação

No próximo domingo (19/11) é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar e apoiar a entrada de mulheres nos negócios.

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) apoia o grupo com linhas de crédito específicas. De janeiro a outubro deste ano, desembolsou R$ 49,3 milhões em crédito para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, valor 48% maior do que no mesmo período do ano passado e que já supera todo o ano anterior.

Desde 2019, os recursos do banco destinados a empresas lideradas por mulheres alcançaram mais de 4 mil pequenos negócios de todas as regiões de Minas. Nesse período, 87,5% dos financiamentos às empreendedoras foram para o setor de Comércio e Serviços.

Apoio

 A Auto Conceito, mecânica e loja de peças automotivas em Belo Horizonte, é uma dessas empresas beneficiadas com o crédito mais barato para mulheres.

Dirigida pela administradora Patrícia Araújo, que era sócia do pai até o ano passado, o negócio deu um salto de crescimento quando, em 2018, ela sugeriu incorporar ao CNPJ o trabalho de oficina.

“Antes, o pessoal comprava uma peça, um óleo, e demandava o serviço ali, mas não tínhamos espaço e nem os nossos parceiros conseguiam atender”, diz. “Eu observei, nessa dor do cliente, uma oportunidade de negócio”, lembra.

Para essa ampliação, Patrícia contou com o apoio do BDMG. “O financiamento nos ajudou a ampliar a loja, com a construção de um mezanino para o estoque de peças, a melhorar a nossa capacidade de atendimento e a reformular tudo para que a gente pudesse evoluir”.

Segundo a empreendedora, por conta das mudanças, a Auto Conceito vem aumentando a receita. De janeiro a outubro de 2023, as vendas cresceram 50% em relação ao mesmo período do ano passado.

“É muito importante para a sociedade quando um banco facilita o acesso ao crédito e incentiva as mulheres na questão do empreendedorismo. A economia só se fortalece quando mais mulheres estão na linha de frente”, avalia.

“Eu, como mulher no mercado de veículos, percebi que preciso estar mais preparada, mais capacitada, porque somos constantemente desafiadas por clientes, fornecedores e até funcionários”, completa, lembrando as dificuldades de ser mulher em um segmento predominantemente masculino.

Crédito

O BDMG oferece produtos diferenciados com foco na igualdade de gênero. Como critério, é necessário que a empresa tenha participação societária feminina igual ou superior a 50% do capital social há mais de seis meses.

“O BDMG tem contribuído de forma importante para o crescimento das empresas mineiras, de todos os portes, especialmente para o fortalecimento das mulheres na condução desses negócios”, explica o presidente Gabriel Viégas Neto.

O apoio do BDMG ao empreendedorismo feminino se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Neste caso, os desembolsos se conectam ao ODS 5, de inclusão de gênero, e ao ODS 8, que se refere ao trabalho decente e crescimento econômico.

“Lá em 2018, entre as instituições de fomento do país, o banco foi o primeiro a oferecer uma linha de crédito exclusiva para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres. E o crescimento do desembolso neste ano é uma prova do nosso compromisso em impulsionar o desenvolvimento com igualdade de gênero”, completa Viégas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »