21/11/2023 às 23h40min - Atualizada em 21/11/2023 às 23h40min

Diocese de Leopoldina reúne imprensa para destacar a missão evangelizadora

João Gabriel B. Meneghite
Fotos: Focus Foto e Vídeo
Sérgio Barbosa França representou o Jornal Leopoldinense no evento.

Jornalistas, radialistas e comunicadores de diversos municípios integrantes do território da Diocese de Leopoldina se reuniram na noite de segunda-feira, 20 de novembro de 2023, na Cúria Diocesana, em Leopoldina, Minas Gerais. O encontro, denominado “Evangelizar sobre os Telhados”, celebrou a notável contribuição dos veículos de comunicação na divulgação de ações sociais e evangelizadoras.

Este evento representa um gesto de gratidão da Diocese de Leopoldina à imprensa, em especial aos profissionais que auxiliam na difusão do Evangelho. Um convite aberto foi divulgado no site da Diocese, estendendo-se a todas as entidades de imprensa e agentes da Pastoral da Comunicação de todas as paróquias. De acordo com o padre Agnaldo dos Reis Ferraz, assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação, o evento homenageou cerca de 58 personalidades, simbolizando um passo inicial em uma série de futuras interações entre a diocese e a imprensa.

Crédito de imagem: Focus Foto e Vìdeo

Entre os homenageados, encontram-se representantes de portais de notícias, rádios, jornais impressos, TVs web, blogueiros e agentes da Pastoral da Comunicação. Também foi prestada uma homenagem póstuma a Luiz Carlos Montenári, que faleceu no último sábado (18/11). Montenari foi a voz mais conhecida  do rádio leopoldinense nos últimos 50 anos.

O nome do evento, “Evangelizar sobre os Telhados”, alude ao Evangelho de Matheus (10, 24-33), que instrui a difundir a mensagem de Jesus de forma aberta e calorosa. Este conceito simboliza a missão dos meios de comunicação em tornar a mensagem cristã acessível a todos.

Dom Edson Oriolo, bispo diocesano, aproveitou a oportunidade para apresentar sua obra “Evangelização Online”, publicada pela Paulus Editora. O livro discute a relevância da evangelização no contexto moderno, enfatizando o papel das novas tecnologias e a missão da Igreja em manifestar o Reino de Deus no mundo atual.

O evento também incluiu uma mesa redonda com os padres Wallace Andrade Teixeira e Alessandro Tavares Alves, além de um debate sobre os desafios da evangelização nas redes sociais, com a participação do radialista Marcos Paixão e do jornalista Amarildo Oliveira Netto.

Jornalistas de renomadas redes de televisão católicas gravaram depoimentos, enriquecendo a discussão sobre o papel da imprensa na divulgação do Evangelho. Entre os participantes estavam Paulo Júnior (Rede Vida), Ir. Alan Patrick Zuccherato e Camila Morais (TV APARECIDA), Gildo Almeida (Tv Século 21), Rodrigo Luiz dos Santos (Canção Nova), João Eduardo Santana (Rádio Itatiaia), Pe. Alex Barbosa de Brito, EP (Arautos do Evangelho), Lydiana Rossetti (Jornalista) e Jean Ricardo Severino (CEO da Dominus Evangelização e Marketing).

O evento contou também com a presença de autoridades, como o prefeito municipal de Muriaé (MG), o senhor Marcos Guarino, acompanhado de sua esposa, a senhora Tatiana Rangel; do prefeito de Piraúba (MG), o senhor Adriano Gravina e da vice-prefeita Maria de Fátima Gravina Baldelim; do presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, o senhor Rodrigo Junqueira Reis Pimentel; do Comandante do 68º Batalhão de Polícia Militar, Major Marcus Vinícius de Almeida Castro. A prefeitura de Leopoldina e de Além Paraíba também se fizeram representadas no evento, que também contou com visitantes da Arquidiocese de Belo Horizonte. Entre os notáveis presentes, contou com a participação das senhoras Lailma Feitosa,  da senhora Eva e do senhor Rogério.

Além disso, o evento contou com a presença das religiosas Elena Bini, das Irmãs de Notre Dame, e Ir. Maria Lúcia de Souza, da Sociedade das Divinas Vocações.

Outros organismos diocesanos também se fizeram representados de maneira marcante. Os seminários Nossa Senhora de Guadalupe, localizado em Juiz de Fora, e Nossa Senhora Aparecida, situado em Leopoldina, enviaram seus seminaristas, que participaram ativamente do evento.

Dom Edson Oriolo lembrou da contribuição da imprensa em tempos de desafios, como a pandemia, destacando o papel vital dos comunicadores em conectar com aqueles que se sentiam isolados. Ele expressou gratidão aos profissionais por sua dedicação em difundir a luz do Evangelho.

Seminaristas do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Leopoldina

Seminaristas do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe de Juiz de Fora

SOBRE O LIVRO EVANGELIZAÇÃO ONLINE

“Evangelização Online” é uma leitura essencial para todos os interessados no futuro da Igreja no mundo digital, oferecendo insights valiosos sobre como a fé pode florescer em uma era dominada pela tecnologia. Dom Edson Oriolo convida o leitor a uma jornada de descoberta, onde fé e tecnologia se encontram para criar um novo espaço para a espiritualidade e a comunidade. Trata-se de uma contribuição significativa e um guia prático e teórico para entender como a Igreja Católica pode e deve se inserir no ambiente digital.

Dom Edson Oriolo não ignora os desafios que a digitalização impõe à Igreja. Ele discute a tênue linha entre o virtual e o real, destacando como a influência digital se estende à vida das famílias e comunidades, além de uma abordagem cuidadosa entre abraçar as novas tecnologias e manter os valores fundamentais da fé cristã.

O livro está disponível no site da Paulus Editora. Confira o link!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »