29/11/2023 às 13h30min - Atualizada em 29/11/2023 às 13h30min

Confira os riscos que devem ser evitados ao montar a sua decoração natalina

Energisa relaciona os principais riscos e orienta a comunidade sobre o que fazer para ter uma iluminação bonita e segura.

Gerência de Comunicação Energisa

Uma das datas mais esperadas do ano está chegando: o Natal. Comércios e ruas da cidade já anunciam a época mais iluminada do ano. No entanto, não são raras as situações em que as decorações com enfeites luminosos escondem improvisos, adaptações irregulares e gambiarras que colocam em risco a segurança das pessoas.

“Fios escondidos debaixo de tapetes, cortinas ou carpetes, extensões improvisadas, ‘Ts’ sendo usados para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. São situações que potencializam os riscos de sobrecarga e que podem ocasionar um curto-circuito, choque elétrico e até incêndios”, alerta Valdecy Barros, supervisor de Qualidade da Energisa Minas Rio.

A situação pode ser ainda mais perigosa onde há crianças e pets que, por curiosidade podem se envolver em acidentes domésticos com eletricidade. “Eles não têm dimensão do perigo ao manusear os enfeites, colocar plugues na boca, puxar ou se enroscar em extensões e fios. Por isso, o correto é manter a instalação longe do alcance das crianças e dos animais de estimação”, orienta Valdecy.

Do ponto de vista técnico, para garantir que a decoração luminosa seja feita com segurança, é importante checar se os produtos adquiridos são de qualidade e certificados pelo Inmetro. Também é necessário obedecer às instruções de uso, indicações de potência, referência de tensão e evitar compartilhamento de tomadas e adaptações.

E para garantir uma decoração natalina segura, confira as principais dicas da Energisa:

 

  • para não acontecer sobrecarga de energia, busque a orientação de um eletricista para analisar o que as suas instalações elétricas comportam;    
  • confira a voltagem dos equipamentos que serão ligados; 
  • providencie a substituição de fios desencapados;  
  • não deixe tomadas ou conexões expostas ao sol ou chuva;
  • não passe fios por debaixo de tapetes ou por trás de cortinas;    
  • não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;  
  • estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;    
  • sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada. Assim você evita acidentes e ainda usa a energia de forma consciente.  

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »