08/12/2023 às 08h03min - Atualizada em 08/12/2023 às 08h03min

Energisa investe em melhorias no sistema elétrico que abastece a região

Somente este ano, distribuidora previsão de investimento é de cerca de R$ 260 milhões em obras para melhorar a qualidade da energia elétrica.

Para atender melhor os clientes, empresa tem investido na expansão e modernização da rede. — Foto: Energisa
Em pleno século 21, consegue imaginar a sua vida sem energia elétrica? E justamente para oferecer esse serviço indispensável ao dia a dia das casas, comércios, escolas, propriedades rurais e indústrias que a Energisa Minas Rio tem trabalhado em obras de construção, expansão, modernização e melhorias no sistema elétrico da região. Somente este ano, serão cerca de R$ 260 milhões em benefício das 67 cidades da área de concessão, sendo 65 em Minas e duas no estado do Rio de Janeiro, que diariamente desfrutam do conforto, segurança e qualidade de vida que a energia elétrica proporciona.
 
Para corresponder à demanda energética de toda essa população, são mais de 1,2 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, incluindo eletricistas, leituristas, técnicos, operadores, engenheiros e profissionais de outras áreas do conhecimento, incluindo estagiários de cursos técnicos e superior, que têm na empresa a expectativa de fazer carreira em um dos maiores e mais consolidados grupos do setor elétrico do país.
De acordo com o diretor-presidente da Energisa Minas Rio, Eduardo Mantovani, toda essa mobilização operacional demanda investimentos contínuos que refletem diretamente na vida das pessoas.
 
“Fazemos um planejamento, que é refinado periodicamente, para direcionar os investimentos para um ciclo de três anos. Somente neste ano de 2023, por exemplo, os investimentos alcançam R$ 260 milhões em obras e melhorias na rede elétrica. Paralelamente, temos uma equipe de profissionais que estudam o crescimento e expansão do mercado, levantando as necessidades de consumo para os próximos anos, a fim de elaborarmos projetos e obras que antecipem essa expansão, contribuindo para o desenvolvimento econômico e regional das cidades onde atuamos”, explica Mantovani.



Com essa perspectiva técnica, o diretor-presidente adianta algumas obras previstas no planejamento da concessionária. “Como parte desse compromisso de investimentos até 2025, serão construídas seis novas subestações nas seguintes regiões: Muriaé (distrito Vermelho), Recreio (distrito Angaturama), Leopoldina, Canaã na região de Ubá e Martins Soares na região de Manhuaçu, além de Pirapetinga, que tem previsão de inauguração para dezembro próximo.”
 
As subestações como a de Ituerê, que atende à região de Rio Pomba, a de Miraí e a de Pirapetinga também estão recebendo melhorias como a substituição de transformadores por outros de maior potência e carga, minimizando as interrupções, além de permitir o desenvolvimento econômico com maior disponibilidade de energia, principalmente para atender clientes industriais.
 
Também serão construídas linhas de distribuição de alta tensão para ligar essas subestações e interligação de alimentadores urbanos e rurais para distribuir a energia, que trarão maior confiabilidade ao sistema elétrico. “Nossos olhos estão voltados para todas as nossa regiões. Isso porque a energia elétrica é o vetor fundamental da economia, do desenvolvimento e do crescimento dessas localidades”, reforça Eduardo Mantovani.


Plano de contingência

Dentro do plano de investimentos, a Energisa mantém um plano operacional de contingência, visando preparar o sistema elétrico para eventuais situações climáticas que possam afetar o fornecimento de energia.
 
“Nos dias de chuvas e ventos fortes e descargas atmosféricas, a vegetação sob a rede representa um risco à segurança, já que os galhos em contato com os fios podem ocasionar curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia”, relata Mantovani.
 
Por esse motivo, o plano de contingência contempla poda de árvores, cujos galhos representam um risco ao sistema elétrico; troca de cabos, postes e equipamentos da rede; além do treinamento de equipes, inspeções, automação da rede e instalação de equipamentos inteligentes que permitem realizar manobras à distância, dando maior agilidade e segurança no restabelecimento da energia.
 
“Nosso trabalho é ininterrupto, com equipes de eletricistas nas ruas 24 horas por dia, sete dias por semana, justamente para atuar em qualquer situação e garantir a qualidade no fornecimento da energia, que é um serviço essencial à comunidade”, finaliza Eduardo Mantovani.



Quer saber mais sobre o que a Energisa Minas Rio tem feito para melhorar a sua rotina e da comunidade, e ainda conhecer todos os serviços que empresa oferece para você? Acesse o site www.energisa.com.br e acompanhe a Energisa nas redes sociais. O cliente também pode acessar o aplicativo Energisa ON ou entrar em contato com a Gisa, assistente virtual pelo WhatsApp e ter acesso aos serviços da Energisa sem sair de casa.


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