13/12/2023 às 20h11min - Atualizada em 13/12/2023 às 20h11min

Unidade UAI de Leopoldina já emite nova Carteira de Identidade Nacional

Fernanda Espíndola
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
Foto: PML
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será implantada por completo em Minas Gerais somente a partir de janeiro de 2024, mas Leopoldina saiu na frente e desde o último dia 8 de dezembro já emite o documento através da agência UAI Compartilha. Com a nova carteira de identidade, o RG vai ser extinto e haverá apenas um número de registro em todo o território nacional: o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
 
A mudança vai simplificar a vida do cidadão, além de coibir fraudes, já que o novo documento permite a veracidade da autenticidade com o QR Code. Isso torna a checagem mais fácil e confiável não só para as forças de segurança pública, mas também em atendimento privados, como serviços bancários e comércio em geral.
 
Outra novidade é que o cidadão poderá optar por inserir outros documentos na CNI, como: PIS, PASEP, NIS, Cartão do SUS, Tipo Sanguíneo, Fator RH, CNH,Título de Eleitor, Certificado Militar, Tipo de Necessidade Especial, Observações Importantes de Saúde e Nome Social.
 
Para solicitar a nova identidade, basta agendar o atendimento através do MG APP-Cidadão ou na agência da UAI Compartilha Leopoldina, que fica à rua Barão de Cotegipe, nº 10, Centro. Para o agendamento, é preciso estar munido do CPF. Já no ato da emissão do documento, é obrigatório apresentar o comprovante de residência e a certidão de casamento ou de nascimento. Para crianças de colo, pais ou responsáveis devem apresentar uma foto 3x4.  
 
A primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão. Entretanto, o RG atual continuará valendo por até 10 anos para população de até 60 anos. Para quem tem mais de 60 anos, o documento ainda será aceito "por prazo indeterminado".
 
Somente em 2023, a agência UAI Compartilha Leopoldina emitiu 4.147 novos documentos de identidade, sendo 1.566 em 1º via e 2.581 em 2ª via.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »