22/12/2023 às 15h39min - Atualizada em 22/12/2023 às 15h39min

CBA inicia operação do Centro de Monitoramento Geotécnico na Zona da Mata mineira

CMG passa a operar de forma ininterrupta, com alta tecnologia e equipe técnica especializada na gestão de segurança de barragem

Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação Empresarial
Cerimônia de início das operações do Centro de Monitoramento Técnico - CMG

 

Reforçando o seu compromisso com a gestão de segurança de barragens, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) iniciou, no dia 20 de dezembro, a operação de seu Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) no município de Itamarati de Minas, Zona da Mata mineira. Um ambiente físico projetado, estruturado e dedicado exclusivamente aos seus sistemas de barragens, com alta tecnologia e equipe técnica especializada.

 

O monitoramento, que sempre ocorreu de forma contínua, teve até então o gerenciamento  individualizado nas Unidades onde se encontram as barragens da CBA na Zona da Mata mineira: os municípios de Miraí e Itamarati de Minas. Com a entrada em operação do CMG, a CBA centraliza o monitoramento das suas barragens em um só lugar, possibilitando sinergia na gestão das estruturas, tudo em tempo real, e mantendo os times locais de avaliação e acompanhamento, elevando ainda mais a segurança da operação.

 

O CMG recebe, 24h por dia, durante os sete dias da semana, dados provenientes da leitura dos instrumentos e sistemas instalados nas estruturas das duas barragens. Os profissionais responsáveis pelo monitoramento são capazes de analisar e tratar esses dados, incluindo a avaliação de engenheiros e geotécnicos nas suas rotinas.

 

“É importante destacar que, ao longo dos 32 anos de operação em Itamarati de Minas e 15 anos em Miraí, mantivemos a estabilidade e segurança das nossas barragens. Inclusive, ambas são referências de construção e monitoramento, passando por todas as evoluções das legislações”, reforça o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade. “Mantemos a gestão de nossas barragens alinhada às melhores e mais rigorosas práticas internacionais, integradas aos avanços de legislação e de tecnologias”, completa.

 

Além de laudos técnicos que atestam a integridade e segurança das estruturas, a Companhia também possui um Plano de Segurança de Barragens (PSB), conforme estabelecido por Lei, e um Plano de Atendimento a Emergência (PAE), que preveem, além dos monitoramentos contínuos e acompanhamento de especialistas internos ou independentes, treinamentos e simulados de emergência com as comunidades locais, entre outras medidas preventivas e de aculturamento da segurança de barragens.

 

O CMG também atende às normas da Resolução 95/2022 da Agência Nacional de Mineração (ANM).

 

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

 

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial - no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2022 e R$ 1,6 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

 

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »