23/12/2023 às 10h40min - Atualizada em 23/12/2023 às 10h40min

Combate à violência política contra a mulher tem lei pioneira na ALMG

Por iniciativa de deputadas da Assembleia, Minas Gerais é o primeiro Estado a contar com essa legislação. Direitos da criança e do adolescente também são reforçados.

Projeto sobre violência política contra a mulher, iniciativa inédita entre os parlamentos estaduais, foi aprovado em Plenário em agosto Foto: Clarissa Barçante

A primeira legislação estadual de combate à violência política contra a mulher é de Minas Gerais. Um dos destaques da produção legislativa de 2023, a Lei 24.466, de 2023, nasceu a partir do Projeto de Lei (PL) 2.309/20, concebido e aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tendo como autoras as deputadas Ana Paula Siqueira (Rede), Andréia de Jesus (PT), Beatriz Cerqueira (PT) e Leninha (PT), as três últimas ameaçadas de morte no exercício do mandato.

O texto define como violência política contra a mulher qualquer ação, comportamento ou omissão, individual ou coletiva, com a finalidade de impedir ou restringir o exercício do direito político pelas mulheres. E cria o Programa de Enfrentamento ao Assédio e Violência Política contra a Mulher, estabelecendo suas diretrizes e seus objetivos. Deputadas lutam, agora, para que a lei seja regulamentada pelo Poder Executivo.

Projeto dá preferência à investigação de crimes contra crianças e adolescentes

Em outra iniciativa da ALMG, crianças e adolescentes estão contemplados pelo PL 53/23, do deputado Eduardo Azevedo (PL), que aguarda sanção do governador para virar lei. A proposta prioriza no Estado a investigação de crimes hediondos, crimes contra a pessoa e crimes contra a dignidade sexual que tenham como vítimas crianças e adolescentes.

Os inquéritos policiais desses casos deverão receber identificação padronizada que destaque sua tramitação prioritária nas investigações e na realização de exames periciais. A autoridade policial também deverá comunicar os pais ou responsáveis pela criança sobre a prisão ou soltura do investigado e sobre a conclusão das investigações.

Atividades institucionais mobilizam os mineiros

Atividades culturais, de educação para a cidadania e de homenagens, entre outras, também foram realizadas pela ALMG ao longo de 2023 e mobilizaram mineiros de todas as regiões do Estado. 

Parlamento Jovem de Minas 2023 - Etapa Estadual - Plenária final

Parlamento Jovem de Minas 2023 - Etapa Estadual - Plenária final

Em uma delas, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), cerca de 150 estudantes de 132 municípios aprovaram, em setembro, o documento final com propostas sobre o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. No Plenário da ALMG, eles protagonizaram um debate construtivo com vistas ao aprimoramento das políticas públicas na área.

O documento final foi entregue à Comissão de Participação Popular, encarregada de dar encaminhamento às propostas.

Natal

Cantata de Natal da Assembleia chegou à 15ª edição e voltou a reunir 300 vozes, de 17 corais, além de regentes e músicos voluntários, com uma combinação das músicas erudita e popular. Neste ano, a mensagem foi de sustentabilidade, com a distribuição de mudas frutíferas e de biofábricas de joaninhas, insetos que ajudam a combater pragas de hortas, jardins e pomares.

Homenagens

Solenidade de Entrega da Ordem do Mérito Legislativo 2023

Solenidade de Entrega da Ordem do Mérito Legislativo 2023

cerimônia de entrega de medalhas da Ordem do Mérito Legislativo também uniu tradição e inovação na homenagem a 175 pessoas, realizada no Palácio das Artes.

“Um tributo às personalidades que não apenas honram a herança do passado, mas também a conduzem por novos caminhos”, como definiu o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB).

O ano de 2023 foi também de celebração dos 200 anos do Parlamento no Brasil. Em Reunião Especial de Plenário realizada em junho, deputados, ex-deputados e outras autoridades celebraram a importância do Parlamento como instituição garantidora da democracia e da liberdade, tendo o diálogo como o principal caminho para as conquistas sociais.

Feira

Feira de Agricultura Familiar da Emater

Feira de Agricultura Familiar da Emater

Para fortalecer o comércio de produtos mineiros como queijos, cafés, quitandas, cachaça, verduras e artesanato, a Assembleia também passou a abrigar a Feira de Agricultura Familiar. O convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) prevê a realização da feira na primeira quinta-feira de cada mês, por dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Concurso

Na tarefa de manter o Legislativo mineiro como uma referência no País, a reposição do quadro de servidores também foi priorizada. Por isso está em andamento concurso público para preenchimento de 200 vagas, distribuídas entre os níveis superior e técnico. As vagas de técnicos já começaram a ser preenchidas. Já os candidatos a cargos de nível superior estão na segunda etapa do certame.

Fonte: ALMG

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »