02/01/2024 às 18h01min - Atualizada em 02/01/2024 às 18h01min

Área central de 11 cidades mineiras ganha iluminação eficiente e sustentável

Investimentos trazem melhorias para a população.

A área central é o coração da cidade: é onde pulsa o movimento. Onde concentra maior parte das atividades. É por isso que a Energisa Minas Rio tem investido na iluminação pública das cidades da área de concessão, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 
O investimento, importante para os munícipios, chega a R$ 1,6 milhão em 2023, contemplando 11 cidades mineiras da Energisa Minas Rio: Tabuleiro; Leopoldina; Dona Euzébia; Tocantins; Piraúba; Guidoval; Rodeiro; Guarani, São Geraldo; Visconde do Rio Branco e Santo Antônio do Aventureiro.


Parte das ruas dessas cidades estão recebendo lâmpadas LED, que são referência em modernidade e qualidade em iluminação pública, principalmente por serem mais duráveis, o que proporciona melhor eficiência na prestação do serviço. Afinal, que graça teria se as cidades ficassem sem uma corrente de luz que mostra as belezas noturnas e mantém a população mais segura. Serão ao todo mais de 1.600 lâmpadas de iluminação públicas substituídas. Uma economia de mais 875 MWh/ano, evitando a emissão de 37,28t de CO2.
 
“A ações do Programa de Eficiência Energética - PEE da Energisa contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e o desenvolvimento das comunidades onde está presente. Por isso, mesmo a iluminação pública sendo de responsabilidade das prefeituras municipais, regulamentado por lei, entendemos que essa iniciativa traz mais segurança para circulação da população à noite, bem como uma iluminação mais adequada, contribuindo com a economia de energia de locais públicos importantes. Além disso, essas iniciativas vão em direção à sustentabilidade, pilar fundamental dentro do Grupo Energisa. Ficamos extremamente felizes por contribuir com a sociedade ao aplicar mais essa ação. Ficamos extremamente felizes por contribuir com a sociedade ao aplicar mais essa ação”,  – comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

 
 

Outros três projetos também foram contemplados em 2023 pelo programa. São eles: eficientização energética do Hospital São Vicente de Paulo de Ubá e cinco escolas públicas também de Ubá; e a cidade de Mercês com a eficientização energética do Paço Municipal. Ao todo, serão substituídos 20 aparelhos de ar-condicionado no hospital, 57 projetores de LED nas escolas municipais de Ubá e 14 lâmpadas fluorescentes para LED e implantação de sistema fotovoltaico com capacidade de geração anual de 31,54kWp no Paço Municipal de Mercês.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »