04/01/2024 às 11h48min - Atualizada em 04/01/2024 às 11h48min

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alertam para chuvas fortes nos próximos dias

Aviso vale para todo o estado e se estende, pelo menos, até sexta-feira (5/1)

Agência Minas
CBMMG / Divulgação
Com possibilidade de chuvas intensas nos próximos dias, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) fazem um alerta à população. A previsão é resultado da atuação de um canal de umidade que está sobre o estado.

A chuva com acumulados pluviométricos consideráveis, prevista para os dias 4 e 5/1, pode provocar enxurradas e alagamentos. Diante disso, o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, explica que ter cautela é a melhor opção.

“Não tente atravessar enxurradas ou áreas alegadas, pois além de esconder buracos, a força da água pode acabar te arrastando. A opção mais segura é esperar em um local seguro até que o caminho seja liberado, ou até mesmo mudar o trajeto”, orienta.

Também é importante ressaltar que a ocorrência de chuvas por dias seguidos pode encharcar o solo, aumentando o risco de deslizamentos de terra.

“Se você notar trincas ou rachaduras nas paredes, no piso ou no chão, chame a Defesa Civil por meio 199 para realizar uma vistoria, e saia da área afetada o mais rápido possível”, explica o tenente-coronel. Outros sinais de alerta são portas e janelas emperradas, inclinação de muros, postes e árvores, e estalos na estrutura.

Como forma de conscientizar a população, a Defesa Civil de Minas Gerais lançou a campanha Cadastre Aí, que divulga e incentiva a inscrição do sistema de alertas do órgão.

Para receber os avisos meteorológicos, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. A partir do cadastro, o usuário passa a receber todos os alertas pelo celular.

Além disso, no Instagram da Defesa Civil Estadual (@defesacivil_mg), está disponível o projeto Você Mais Seguro, onde os seguidores têm acesso a dicas de segurança para temas específicos, como alagamentos, enxurradas, vendavais e raios.

Previsão do tempo

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o tempo segue muito instável ao longo dos próximos dias em Minas Gerais.

Há previsão de chuva intensa e acumulado pluviométrico significativo, entre 80 e 125 milímetros, em áreas das mesorregiões Noroeste, Norte, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Metropolitana de Belo Horizonte. Já nas demais regiões, a previsão é de acumulado de chuva entre 20 e 80 milímetros.

Bombeiros atendem mais de 4,7 mil ocorrências

Em dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atendeu a 4.796 ocorrências de chuva em todo o estado. Entre os dias 31/12 e 1/1/2024, a instituição recebeu 120 chamadas de ocorrências relacionadas à chuva somente nos municípios de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Apenas na região da Vila Marimbondo, em Contagem, foram contabilizados mais de 50 registros de pedidos de socorro.

Assim como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros ressalta que, apesar da redução do volume hídrico nos últimos dias, a previsão para o período é de mais chuva, com a possibilidade também de quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra. Veja o vídeo no Instagram da instituição.

Nesse contexto, a corporação reforça o alerta para a população com dicas de segurança para que as comunidades adotem um comportamento seguro neste período. Confira algumas dicas:

- Confira a previsão do tempo;
- 20 centímetros de água já podem atingir a maioria dos escapamentos dos veículos e, assim, ocasionar o desligamento do motor;
- Não pare o carro próximo a postes ou árvores;
- Evite locais baixos, nunca enfrente áreas inundadas e conheça os pontos de alagamento de sua região para ter rotas alternativas em mente;
- Dirija devagar e fique longe dos veículos à frente;
- Ao atravessar pontos de alagamento, mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Evite a troca de marchas durante as travessias para que não haja entrada de água no sistema do veículo e o desligamento dele;
- Se o seu veículo desligou ou perdeu a tração dentro de uma área de alagamento e não é possível abandoná-lo com segurança, mantenha a calma, ligue 193, solicite socorro e informe a sua localização exata.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »