09/01/2024 às 18h01min - Atualizada em 09/01/2024 às 18h01min

Presidente sanciona lei que inscreve Abdias do Nascimento no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Intelectual, poeta, ator, escritor, dramaturgo e artista plástico teve trajetória importante na luta contra o racismo e a discriminação

Divulgação PDT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que determina a inscrição de Abdias do Nascimento no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. O texto foi oficializado pela Lei nº 14.800, publicada nesta terça-feira, 9 de janeiro, no Diário Oficial da União.

Poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras, Abdias do Nascimento nasceu em Franca, no interior de São Paulo. Lá, absorveu saberes de afrodescendentes mais velhos, repassados através da oralidade em rodas de conversa. Mais tarde, se integrou à Frente Negra Brasileira, que realizava protestos em locais públicos e trabalhava na perspectiva de integrar o negro brasileiro.


Abdias participou ativamente da vida política do País. Com a ajuda de Dom Paulo Evaristo Arns, foi responsável pela criação do Instituto de Pesquisas e Estudos AfroBrasileiros, na PUC de São Paulo, e pela organização do Terceiro Congresso de Cultura Negra das Américas. Em 1983, criou a Revista Afrodiáspora, órgão de divulgação das atividades, dos problemas e das aspirações dos afrodescendentes nas Américas. Criou ainda o Movimento Negro Unificado.


Em 1982, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, sob a bandeira da luta contra o racismo. Era a primeira vez na história do Brasil que um afrodescendente assumia esse cargo com as bandeiras da luta do movimento negro. Aos poucos e com insistência, Abdias soube fazer valer seus discursos e suas posições, como o questionamento à comemoração da data do Treze de Maio e a demanda pela oficialização do dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Foi o primeiro deputado federal do País a desenvolver projetos de lei de políticas afirmativas. Na década de 1990, chega ao Senado. Como suplente do antropólogo Darcy Ribeiro no Senado, assumiu a cadeira entre 1991 e 1992 e de 1997 a 1999.


Além de poeta, teatrólogo e artista plástico, Abdias Nascimento destacou-se como cientista social e como autor de trabalhos que tratam da temática afro-brasileira, considerados referência nesse campo de estudos. Como artista plástico, realizou diversas exposições em museus, universidades e centros culturais brasileiros.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »