22/10/2014 às 10h11min - Atualizada em 22/10/2014 às 10h11min

Estudantes do Cefet Leopoldina estarão na maior feira tecnológica da América do Sul

Estudantes de cinco cidades mineiras representarão o estado na Mostratec, evento que é referência internacional na área e reúne quase 500 trabalhos de 22 países.

A Mostratec é referência internacional na área e reúne quase 500 trabalhos de 22 países

Jovens cientistas de cinco cidades de Minas Gerais, entre elas Leopoldina, estarão participando da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Cinco pesquisas serão apresentadas na 29ª Mostratec - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), de 28 a 31 de outubro. Entre elas, um estudo sobre o uso da Batata Yacon no tratamento do diabetes. O evento, organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, contará com representantes de 22 países.

Atividade biológica da planta Batata Yacon (Smallanthus sonchifolius) e sua aplicação química em pomada fitoterápica – II é um dos projetos, da aluna Mariana Campos Costa, da Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa. De acordo com a pesquisa, orientada pelos professores José Antônio Lopes de Sousa e Germano Carneiro Costa, a Batata Yacon pode ser utilizada no tratamento da diabetes, diminuindo a glicose dos pacientes. Além disso, foi produzida uma farinha natural à base de Yacon para ser usada na produção de bolos dietéticos.

Topografia, mobilidade sustentável, programação de sistemas e cidadania também são temas de pesquisas, das escolas CEFET MG – Unidade de Varginha, CEFET MG – Unidade de Belo Horizonte, CEFET MG – Unidade de Leopoldina e Escola Educação Criativa – Ipatinga. A relação completa de trabalhos está listada abaixo.

A Mostratec, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 370 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas, de Ensino Médio e Técnico. A Mostratec Júnior contará com outros 112 projetos, de alunos do Ensino Fundamental. No evento também ocorre o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec e o Festival Mostratec de Robótica Educacional.

Os países que estarão na Mostratec 2014 são Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, Equador, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h e a entrada é franca. Mais informações sobre o evento estão à disposição no site www.mostratec.com.br.

Relação das escolas e projetos de Minas Gerais:

Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa – Mateus Leme

Atividade biológica da planta Batata Yacon (Smallanthus sonchifolius) e sua aplicação química em pomada fitoterápica – II – aluna Mariana Campos Costa, orientadores José Antônio Lopes de Sousa e Germano Carneiro Costa.

CEFET MG – Unidade de Varginha

Construção de estereoscópio simples para aplicação em topografia – alunas Luiza Avelar, Júlia de Souza Rodrigues e Isabella de Souza Rodrigues, orientadores Mário de Souza Silva e Raphaella Bahia.

CEFET MG – Unidade de Belo Horizonte

Mobilidade sustentável e mudança de hábitos – alunas Mirian Greiner de Oliveira, Flávia Santos Souza e Andressa Vitório Costa, orientadores Anna Carolina Corrêa Pereira e Renato Guimarães Ribeiro.

CEFET MG – Unidade de Leopoldina

Auto-móvel: simplificando o início ao ensino da programação de sistemas – alunos Ruan Medina Carvalho, Pedro Almeida Rosa e João Vitor da Silva Machado, orientadores Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra, Samuel Lima de Oliveira Nogueira e José Geraldo Júnior Ribeiro.

Escola Educação Criativa – Ipatinga

Portal Transparência: um importante instrumento para o exercício da cidadania – aluna Júlia Brandão Corrêa, orientadores Sérgio Luiz de Souza Costa e Eliane Andrade dos Santos.

Fonte: Jornalistas Adriane Costa e Marta Araujo Assessoria de Imprensa da Notícia em Dobro


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »