12/01/2024 às 17h13min - Atualizada em 12/01/2024 às 17h13min

Vereador apresenta projeto que permite uso de bermuda no serviço público municipal

Se for aprovado pela Câmara de Leopoldina o projeto de lei poderá ser regulamentado psra entrar em vigor.

Luiz Otávio Meneghite
O vereador Ivan Nogueira no plenário da Câmara (Reprodução TV Câmara)
Ivan Martins Nogueira, um dos mais antigos vereadores da Câmara Municipal de Leopoldina, apresentou um projeto de lei, atualmente em tramitação, por meio do qual fica autorizado o uso de bermudas e similares durante a jornada de trabalho pelos servidores dos poderes Executivo e Legislativo do município.

Na justificativa ao projeto o parlamentar salienta que: “por questões antropológicas e sociais nossa cultura impõe certas formalidades no caso da maioria das profissões existentes no país, muitas vezes exigindo o traje completo, cobrindo o corpo e acrescentando camadas de vestimentas. Contudo, esta tradição não se adequa ao clima brasileiro e em especial em Leopoldina, que traz forte calor em diversos momentos do ano, principalmente no verão”, explica.

Ivan Nogueira afirma que estudos atestam  que o calor excessivo pode trazer problemas como desidratação, queda de pressão, disfunções renais, náuseas, tonturas, arritmias cardíacas, dores de cabeça e até algumas dermatites por conta de suores excessivos.

Ele observa que embora os sistemas de refrigeração nas edificações pareçam sanar a questão do calor durante a jornada de trabalho, eles não solucionam o calor que age durante o deslocamento das pessoas para o trabalho, além de, sem dúvida, não beneficiarem aqueles que trabalham ao ar livre.

O vereador chama a atenção para o fato de que a refrigeração em temperatura muito baixa é fator de risco para doenças das vias aéreas e alergias e gera choque térmico quando o indivíduo sai para as ruas.

Se for aprovado pela Câmara Municipal de Leopoldina o projeto de lei poderá ser regulamentado psra entrar em vigor.

Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina/Projeto de Lei nº 89/2023


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »