17/01/2024 às 10h09min - Atualizada em 17/01/2024 às 10h09min

2023 teve mais de 550 mil raios somente na área de concessão da Energisa em Minas

Distribuidora utiliza meteorologia para traçar planos de atuação no período chuvoso.

Chuva com raios sobre Leopoldina. (Foto: Bruna Alvim - Arquivo jornal Leopoldinense)

Mais de 550 mil raios foram registrados em 2023 nas cidades mineiras da área de concessão da Energisa Minas Rio. Como esperado para esta época do ano, as chuvas típicas de verão vêm mais intensas acompanhadas de raios e rajadas de vento. Dessa forma, a Energisa Minas Rio tem se preparado para enfrentar as emergências desse período, investindo cada vez mais em manutenções preventivas, melhorias e automatização da rede elétrica, além de contar com equipes experientes e capacitadas para garantir o restabelecimento com rapidez, segurança e eficiência. 

 

“A Energisa conta com um avançado Centro de Operações Integrado, que faz o monitoramento contínuo das condições do sistema elétrico e do volume de chamados, operando 24 horas por dia. Esse centro tem a capacidade de ativar um plano de contingência, o qual estabelece previamente as medidas a serem tomadas para diferentes níveis de situações. Isso inclui a possibilidade de mobilizar equipes adicionais para lidar com chamados de emergência, garantindo uma resposta eficiente em diversas circunstâncias.”, explicou o coordenadora do Centro de Operações da Energisa Minas Rio, Luciana Acácio. 

 

Nesse período de maior volume de chuvas, os riscos aumentam e por isso, qualquer situação anormal que seja identificada como a falta de luz, fios baixos, caídos, ou mesmo objetivos próximos ou sob a rede, a Energisa deve ser imediatamente acionada. “Estamos empenhados em minimizar ao máximo as interrupções, que possam vir a ocorrer devido as chuvas. Nesses momentos, o sistema elétrico está mais suscetível a fatores externos, tais como chuvas intensas, raios, ventos fortes, quedas de árvores”, afirmou a coordenadora. 

 

Uma das principais recomendações da concessionária é manter distância de fios soltos na rua e comunicar imediatamente, pois o cabo pode estar energizado e causar grave acidente. Além disso, ao encontrar um cabo partido, não utilizar nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o fio, devido ao risco de choque elétrico. É importante reforçar que somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade. 

 

Para ajudar a garantir a sua segurança e da sua família, a Energisa reuniu algumas dicas preventivas para dias chuvosos. Confira: 

 

  • mantenha-se em local seguro e evite atividades ao ar livre; 

  • retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas; 

  • nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais; 

  • deixe para carregar o celular ou computador em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios; 

  • sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio; 
    não utilize chuveiro, torneira elétrica, secador, chapinha etc. durante temporais; 

  • quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas; 

  • evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; não fique embaixo de árvores ou próximo a torres; 

  • se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios; 

  • e não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Mantenha distância e acione imediatamente a Energisa. 

 

Se necessário, entre em contato, por meio dos canais digitais:  

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »