21/01/2024 às 14h41min - Atualizada em 21/01/2024 às 14h41min

Confira como foi o encerramento das festividades de São Sebastião

Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina
Fotos: João Gabriel Baía Meneghite - Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina

São Sebastião, o padroeiro da sé episcopal da Diocese de Leopoldina, dá nome não apenas à catedral, mas também em oito paróquias e mais de 39 capelas da diocese, além de ser o santo padroeiro em sete municípios da região. Esse amplo reconhecimento reflete a notável popularidade e devoção ao mártir soldado. Nos últimos dias, essas comunidades, representando uma pequena parcela do povo de Deus em nossa diocese, celebrou com fervor a Novena preparatória para a Festa de São Sebastião. As cidades que abrigam paróquias dedicadas ao santo, como Leopoldina, Ubá, Visconde do Rio Branco, Barão do Monte Alto (Cachoeira Alegre), São Geraldo, Eugenópolis, Piraúba, Rodeiro, Volta Grande, e outros municípios, como São Sebastião da Vargem Alegre, sede de uma região pastoral, destacaram-se nesses momentos de fé.

Dom Edson Oriolo presidiu as celebrações em diversas comunidades paroquiais, compartilhando reflexões sobre a fé inabalável de São Sebastião, que enfrentou perseguições e a morte nas mãos do imperador Diocleciano. Atualmente, São Sebastião é reverenciado como um dos santos mais populares na tradição cristã. “Esta devoção é profundamente enraizada em nossa região. São Sebastião fez uma escolha decidida por Jesus Cristo, e hoje, em sua festa litúrgica, relembramos sua trajetória. Somos chamados a semear a Palavra e a crescer na fé, um presente divino que nos conduz ao crescimento em graça, sabedoria e santidade”, comentou Dom Edson.

A Solene Celebração Eucarística que encerrou as festividades ocorreu na Catedral de São Sebastião, no dia 20 de janeiro, e foi presidida pelo bispo. A Santa Missa contou com a concelebração dos padres Wallace Andrade Teixeira (cura da catedral); Pe. Maycon Zeni Gonçalves (chanceler do bispado); Monsenhor José Carlos Ferreira Leite (representante dos presbíteros); Pe. João Paulo Martins (vice-chanceler do bispado e arquvista da cúria); Pe. Fernando José de Freitas (moderador da cúria e vice-chanceler do bispado); Pe. Marcelo Sérgio Barros (ecônomo); Pe. Alessandro Tavares (reitor do Seminário N.S. Aparecida); Pe. Adilson Nery (pároco da Paróquia N.S. do Rosário); Pe. Wanderson Paulo (pároco da Paróquia São Benedito) e pelo Pe. João Pedro de Melo (vigário paroquial da Paróquia São Benedito). A celebração contou ainda com a participação de seminaristas, colaboradores da Cúria e uma numerosa representações de fiéis.

POSSE CANÔNICA

Um momento de destaque foi a leitura dos decretos referentes às nomeações de três sacerdotes, destinados a assumir encargos importantes na Cúria Diocesana. Estes virtuosos clérigos são: Pe. Maycon Zeni Gonçalves, que atuará como chanceler do bispado, contribuindo para a gestão de documentos oficiais da diocese em conformidade com o Direito Canônico; Pe. Fernando José de Freitas, nomeado moderador da cúria e vice-chanceler do bispado, com a responsabilidade de coordenar eficazmente as atividades do organismo diocesano; e Pe. João Paulo Martins, designado vice-chanceler do bispado e arquivista da cúria, assumindo a missão de gerir e preservar registros e documentos oficiais. Durante a Santa Missa, eles fizeram a profissão de fé e o juramento de fidelidade, sendo empossados para o exercício de seus ofícios.

Pe. João Paulo, Pe. Maycon Zeni e Pe. Fernando

LANÇAMENTO DO NOVO BRASÃO

Nos ritos finais, a Diocese de Leopoldina revelou seu novo brasão. O projeto, cuidadosamente elaborado pelo heraldista Rafael Alves de Lima, foi inspirado em elementos da heráldica, buscando traduzir símbolos com significados profundos relacionados à localização, história e missão específica da diocese.

O brasão, apresentado em detalhes na “Carta das Armas” pelo heraldista, destaca-se pelo azul no primeiro campo, simbolizando o mar e o firmamento, elementos celestiais fundamentais. Essa escolha remete aos primórdios do Cristianismo, representando a graça da Imaculada Conceição concedida à Virgem Mãe do Salvador por Deus. O amplo campo azul sintetiza o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e a todos pregai o Evangelho” (Mc 16,15).

Inicialmente, a nova identidade visual estará presente nas redes sociais da Diocese de Leopoldina, sendo posteriormente disponibilizado um manual detalhado com informações técnicas para as paróquias e suas Pastorais da Comunicação, orientando sobre o correto uso da nova identidade visual.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »