23/01/2024 às 06h34min - Atualizada em 23/01/2024 às 06h34min

Presidente da Copasa apresenta nova marca ao mercado

Empresa moderna, em constante movimento, redefine sua imagem para enfrentar os desafios do Novo Marco

Assessoria de Imprensa da Copasa
Foto: Aline Ruas.

Na tarde desta segunda-feira (22/01), o presidente da Copasa, Guilherme Duarte, apresentou, em uma cerimônia realizada no auditório da sede da Companhia, a nova marca da empresa. Personalidades do poder público, parceiros comerciais e imprensa marcaram presença e tiveram a oportunidade de conhecer o novo conceito por trás da identidade visual atualizada da Copasa, que, pela primeira vez em 60 anos, passou por uma mudança na logomarca como parte do processo de transformação e modernização impulsionado pelo Novo Marco do Saneamento. 

 

Em uma apresentação objetiva, o presidente da Copasa reforçou o posicionamento da nova marca como um negócio moderno, competitivo e preparado para enfrentar os desafios do setor no Brasil. 

 

“Uma empresa com a abrangência da Copasa, presente em 640 municípios de Minas Gerais, deve possuir um discurso único e coeso, assim como uma marca forte e consistente. Além disso, todas as empresas de saneamento básico estão diante de uma nova realidade - o Novo Marco Legal do Saneamento -, e a Copasa precisa estar preparada para enfrentar este desafio e se tornar cada vez mais competitiva entre os players do mercado”, destacou. 

 

Segundo ele, o trabalho de rebranding da Copasa está em andamento desde o início de 2023, e foi identificada a necessidade de abordar esse projeto com o propósito de alinhar a imagem e o discurso da companhia. 

 

“A Copasa trabalha continuamente na melhoria da prestação de seus serviços. Nossos esforços estão centrados em garantir eficiência e qualidade à população, e a nova marca acompanha esse processo de movimento e evolução que a empresa está passando, além de fortalecer esse novo modelo de gestão, mais ágil e inovador”, afirmou. 

 

Um olhar para o futuro – Em seu discurso, Guilherme Duarte destacou a palavra Transformação, que faz parte do processo de desenvolvimento da Copasa. “Gostaria que todos vocês tivessem em mente - não apenas hoje, mas de forma contínua nas próximas semanas, meses e anos - a palavra ‘transformação’. É a transformação pela qual a Companhia passou, vem passando nos últimos anos e precisa continuar nesse movimento, visando sua sustentabilidade e seu futuro”, afirmou. 

 

Sobre os próximos passos para investimentos, o presidente reforçou que os recursos serão concentrados principalmente na expansão da cobertura de esgoto e na redução da intermitência no abastecimento de água. “Nosso objetivo é assegurar que os clientes da Copasa se sintam bem atendidos e que nossos serviços sejam prestados com excelência”, completou. 

 

Nova marca 

 

O processo de criação da nova marca se baseou em quatro pilares: totalidade, integridade, sustentabilidade e movimento. A nova marca da Copasa é representada por um círculo que simboliza a água, elemento central da atividade da empresa. O círculo é composto por linhas sinuosas que representam a constante transformação e inovação da empresa. A cor azul, que já era utilizada pela Copasa, foi mantida para representar a confiança e a credibilidade da Companhia. 

 

 

Processo de transição 

 

O processo de rebranding será feito de forma gradativa, de acordo com as necessidades prioritárias levantadas, pois toda empresa que passa por um processo de rebranding leva um tempo para adequar toda a estrutura com a nova imagem. A Copasa, uma empresa com uma capilaridade enorme, que está presente em 640 municípios, levando saneamento básico para quase 12 milhões de pessoas, não será diferente. 

 

A expectativa é que, em até dois anos, todas as estruturas e canais da Copasa estejam adequados à nova marca. Neste sentido, até mesmo a troca de todos os equipamentos será feita aos poucos. Os uniformes, por exemplo, serão substituídos naturalmente, respeitando os contratos com fornecedores e o 'tempo de vida útil' deles. Nesse primeiro ciclo, as prioridades são os canais de relacionamento com o cliente, principalmente no ambiente digital, na frota de veículos e as placas de sinalização. 

 

No processo de transição, várias campanhas em mídias impressas, digitais, TV e rádio serão veiculadas para introduzir a nova marca e estabelecer a posição da Copasa diante de seus públicos. Além disso, os colaboradores, fornecedores e parceiros desempenharão um papel fundamental como multiplicadores dessa transformação, pois a consolidação da marca ocorrerá ao longo de todo o ano, por meio de outras campanhas e ações que reforçarão o propósito da Companhia. 


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