25/01/2024 às 09h06min - Atualizada em 25/01/2024 às 09h06min

Municípios celebram ingresso no Parlamento Jovem Minas

Edição de 2024 terá 150 câmaras participantes. Jovens escolheram tema Melhorias no Ensino Escolar.

PJ Minas será um reforço para o projeto da Câmara Jovem em Muriaé nas discussões sobre o papel do Legislativo Foto: Walace Nolasco

Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) terá 150 municípios na edição de 2024, sendo 24 ingressantes e 126 já parceiros de outras edições. O programa de educação para a cidadania da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) continua despertando o interesse e ampliando sua rede. Foram 121 câmaras em 2022 e 132 no ano passado. Os municípios serão distribuídos em 20 polos regionais, os mesmos da edição de 2023.

Quem está chegando agora comemora o ingresso no programa, que vai debater o tema Melhorias no Ensino Escolar. É o caso de Carla Chagas Rodrigues Meireles, coordenadora em Sabará (Polo Metropolitano). “Há um ano vínhamos ensaiando a entrada no PJ Minas. Estrear nossa Escola do Legislativo com um programa de peso, com apoio da ALMG, será muito bom”, prevê.

A escola na Câmara Municipal de Sabará foi criada no final de 2023, segundo Carla. E a equipe do PJ Minas por lá já está mobilizando as escolas locais. A coordenadora avalia o tema de 2024 como “necessário” e fácil de se trabalhar. 

“Nossa expectativa é muito grande. Precisamos da representatividade dos jovens na política, de discutir a cidadania.”
Carla Chagas Rodrigues Meireles
Coordenadora do PJ Minas em Sabará

Em Muriaé (Polo Zona da Mata Norte), o PJ Minas chega para completar o projeto da Câmara Jovem, implantado recentemente, com a eleição de 17 vereadores de 15 a 18 anos. Desse total, 14 são mulheres, enquanto o Legislativo “oficial” tem apenas uma, como observa Sérgio Lanna Cerqueira, da coordenação municipal. A posse dos jovens será no próximo dia 5.
 

A mobilização para o PJ Minas começa agora, segundo Sérgio, mas já colhendo os frutos da mobilização para a eleição da Câmara Jovem. Assim, as escolas, por exemplo, já foram convidadas a ir ao Legislativo local para conhecer a estrutura e o funcionamento. “O tema do ensino escolar também é muito atual e vai atrair o interesse”, aposta o coordenador.

Quem também se empolga com a possibilidade de melhorias no ensino escolar é a vereadora Juliana Ipólita Nogueira Franco, de Campestre (Polo Sudoeste). Professora há quase 30 anos, ela acredita que ideias simples vindas dos alunos podem resolver questões corriqueiras que vão se somando e acabam causando problemas nas escolas.

“Por trabalhar no ambiente escolar, sei que o PJ Minas vai abraçar a rotina dos alunos. Ainda mais agora, com o tempo integral, eles terão condições de desenvolver as dinâmicas do programa. E creio que a escola ficará feliz com o convite”, aponta Juliana. Segundo ela, tão logo os alunos retornem para as aulas, a mobilização será iniciada.

Fonte: ALMG


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »