26/01/2024 às 14h28min - Atualizada em 26/01/2024 às 14h28min

Copasa anuncia mais de R$ 6,7 milhões em investimentos no abastecimento de Ubá

Obras vão garantir maior eficiência e regularidade no fornecimento de água para os ubaenses

As obras têm como objetivo atuar no combate às perdas de água, garantindo maior regularidade no abastecimento (Copasa/Divulgação)

Os investimentos da Copasa na região da Zona da Mata de Minas Gerais não param. Desta vez, a Companhia anunciou que vai investir mais de R$ 6,7 milhões em obras que vão otimizar o sistema de abastecimento de água do município de Ubá. 

Essas obras vão contemplar a substituição e/ou reforço de adutoras e redes de distribuição de água; implantação de novas ligações prediais e a setorização de Distritos de Macromedição e Controle (DMC) – instrumento utilizado para análise e controle de sistemas de distribuição e, internacionalmente reconhecido, como uma das melhores alternativas para a redução de perdas de água. A Ordem de Serviço Inicial já foi emitida, e a previsão é que os trabalhos se iniciem ainda no primeiro trimestre de 2024 e sejam concluídos em até 12 meses. 

O anúncio desses investimentos ao prefeito Edson Teixeira Filho foi feito pelo gerente da Regional Ubá da Copasa, Marlos Portugal, durante reunião realizada na sede da Companhia no município, na tarde de quinta-feira (25/01). Participaram também o secretário municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto; o secretário municipal de Obras, João Gomes Júnior, e representantes das áreas técnicas e operacionais da Companhia. 

Copasa/Divulgação

Melhorias no abastecimento 

O gerente da Copasa explicou que as obras têm como objetivo atuar no combate às perdas de água, garantindo maior regularidade no abastecimento e diminuindo os transtornos para a população em casos de interrupções emergenciais e programadas. “O sistema de abastecimento de água em Ubá ainda consta de algumas redes muito antigas, com diâmetros não comerciais, e em algumas regiões com pressão elevada, o que causa rompimentos frequentes além de uma série de problemas operacionais e paralisações prolongadas no abastecimento. Com essas obras, vamos corrigir esses problemas e otimizar ainda mais o nosso processo de produção e distribuição da água”, destacou. 

Vale destacar que essas intervenções serão realizadas em pontos estratégicos na área de abrangência da Estação de Tratamento de Água (ETA) Peixoto Filho – unidade responsável pelo abastecimento de mais de 60% da cidade -, mas irão beneficiar diretamente aos mais de 100 mil habitantes. 

“Sabemos que as obras poderão causar alguns incômodos à população, dados os locais onde elas serão realizadas e à sua complexidade, mas é muito importante que as pessoas entendam que os benefícios serão muito maiores e duradouros. Inclusive, estamos cuidando, junto à empresa que realizará os serviços, que essas obras sejam rápidas e causem os menores impactos possíveis na rotina das pessoas”, acrescentou Marlos. Além disso, é importante ressaltar que as obras também vão gerar renda, por meio da contratação de mão de obra local e movimentação da economia. 

Satisfeito com o anúncio das obras, o prefeito Edson Teixeira Filho falou sobre a importância da iniciativa da Companhia. “Essas intervenções serão muito úteis, não só para a preservação da qualidade da água que é distribuída, mas também para a redução das perdas, que acabam impactando no custo da produção da água. Além disso, elas vão garantir maior segurança para o abastecimento, visto o aumento no volume de água para a distribuição. Esse é um programa muito importante, pois ele visa a qualidade para que a gente tenha também a quantidade”, ressaltou o chefe do Executivo, acrescentando que este é um trabalho bastante interessante e que a prefeitura faz questão de acompanhar os resultados.  

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »