02/02/2024 às 06h57min - Atualizada em 02/02/2024 às 06h57min

UFJF sobe 12 colocações em ranking nacional de depósito de patentes de invenção

Imprensa I Comunicação UFJF

Dentre os 50 maiores depositantes de patentes de invenção do ano de 2023, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocupou a 24ª posição no ranking. Segundo a lista divulgada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), a Universidade depositou 21 patentes ao longo do último ano na categoria de residentes. A UFJF é a 3ª colocada de Minas Gerais no ranking geral. Anteriormente, esteve presente no ranking em 2020, na 36ª posição. 

“Aparecer bem avaliada em um ranking de depósito de patentes de invenção é extremamente importante para a Universidade”, aponta o diretor de Inovação e do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Fabrício Campos. “Isso mostra que a instituição está envolvida em pesquisa e inovação, e que suas descobertas e invenções têm potencial comercial. Além disso, um alto número de patentes depositadas indica que a UFJF está contribuindo ativamente para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento tecnológico.” 

O ranking é elaborado a partir das estatísticas preliminares. Essa metodologia considera como pedidos depositados aqueles protocolados no Inpi, independente da confirmação do pagamento efetuado, exceto no caso de pedidos de depósitos de Indicações Geográficas. 

Dessa forma, a coleta dos dados dos registros administrativos de entradas é realizada no sistema de Protocolo Automatizado Geral (PAG) e foi efetuada mensalmente, sempre no primeiro dia útil do mês seguinte àquele a que se referem os dados. Os depositantes residentes foram identificados e agrupados a partir da raiz do CNPJ. “Nos últimos anos a UFJF vem intensificando sua política de Inovação e acreditamos que o bom desempenho neste ranking é fruto disso”, ressalta Campos. 

Patentes na UFJF
Na Universidade, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), localizado no Critt, é o setor especializado em auxiliar pesquisadores e empresas no processo de registro de patentes, fornecendo orientação e apoio técnico. Além disso, o centro é responsável pela guarda e gestão da Vitrine tecnológica, o banco de patentes da UFJF. 

Conheça as patentes da vitrine tecnológica aqui. 

Saiba mais sobre patentes aqui. 

Outras informações
NIT – [email protected] – (Critt)

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »