03/02/2024 às 08h45min - Atualizada em 03/02/2024 às 08h45min

Concurso da Polícia Penal de Minas Gerais é homologado e aprovados serão nomeados agora em fevereiro

Maior concurso público já realizado no âmbito do sistema prisional de Minas Gerais busca fortalecer o trabalho desempenhado pela Polícia Penal

Agência Minas
Atual Presídio de Leopoldina (Foto: Maria José Baia Meneghite)
Maior concurso público já realizado no âmbito do sistema prisional de Minas Gerais busca fortalecer o trabalho desempenhado pela Polícia Penal
 
Foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (2/2) a homologação do Concurso Público Edital Sejusp 002/2021 da Polícia Penal de Minas Gerais.

Os aprovados passaram pelas seis etapas do concurso: prova objetiva e redação, avaliação psicológica, exames médicos, teste de aptidão física, investigação social e, por último, o Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP), que foi dividido em três turmas.

Após a homologação, os próximos passos para as unidades prisionais receberem os novos policiais penais são a nomeação e perícia médica. Essas atribuições são de responsabilidade da Secretaria de Estado e Planejamento e Gestão (Seplag) e dependem de prazos e logísticas internas.

O processo termina com a posse dos aprovados e o encaminhamento para as unidades prisionais localizadas nas várias regiões de Minas Gerais.

Importante destacar que os exames médicos fazem parte do concurso público, já a perícia médica é obrigatória para todos aqueles que ingressam no serviço público, seja por meio de concurso, recrutamento amplo ou contrato.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a data de hoje é histórica. Ele, que esteve à frente de todas as tratativas para que o certame fosse aprovado e acontecesse, ressalta que “a homologação representa o esforço de dezenas de pessoas que trabalharam incessantemente por mais de dois anos para que os aprovados pudessem chegar até aqui. Enfrentamos desafios inimagináveis para conseguirmos finalizar um certame dessa envergadura”, avalia.

“É um concurso grande, o maior já realizado para o sistema prisional de Minas Gerais, com muitas etapas e que envolve o trabalho de muitas pessoas, das mais diferentes áreas. É com muita satisfação que homologamos esse concurso e, agora, estamos a poucos passos para termos esses policiais trabalhando nas nossas unidades prisionais, prontos para somar e fortalecer ainda mais o trabalho da Polícia Penal de Minas Gerais”, conclui o secretário.

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ressalta que as vagas serão preenchidas obedecendo estritamente a ordem de classificação final dos candidatos no certame, conforme previsto em edital.

Após a reunião do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), que será realizada na próxima semana, um cronograma com datas para nomeação e realização das perícias médicas será avaliado e posteriormente divulgado para o devido acompanhamento dos aprovados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »