06/02/2024 às 12h36min - Atualizada em 06/02/2024 às 12h36min

Iniciativa da CBA, Instituto Votorantim e Câmara, Parlamento Jovem toma posse em Muriaé

Projeto possibilita que adolescentes eleitos em suas escolas se tornem jovens vereadores, exercendo cidadania por meio de mandato simulado

Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação Empresarial
Os jovens vereadores e seus suplentes, eleitos em suas escolas para o primeiro Parlamento Jovem da história da Câmara de Vereadores de Muriaé, tomaram posse na segunda-feira (5). A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), por meio do Instituto Votorantim, é a idealizadora do projeto, que contou, além da Câmara, com uma rede de apoio no município.

O Parlamento Jovem possibilita que adolescentes se tornem jovens vereadores, exercendo um mandato simulado.

Eleitos e empossados em setembro de 2023 para atuarem durante o ano de 2024, os jovens vereadores e suplentes são apadrinhados por um vereador, que os orientará durante todo o mandato. Nesse período, além de acompanharem a rotina da Câmara, participarão de atividades educacionais sobre gestão municipal, cooperação e solidariedade social, tomada de decisões públicas democráticas, valorização da ciência, combate à desinformação, disposição para o diálogo, protagonismo e liderança.

 
“A formação do Parlamento Jovem é um espaço de participação institucional para estes jovens. Além de fortalecer a cultura democrática para a nova geração de cidadãos, o projeto possibilita que um grupo diversificado e representativo atue próximo à Câmara da cidade, produzindo conhecimento e oferecendo ferramentas para os jovens se fortalecerem como lideranças em seus territórios”, afirma o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade.

Criado em 2023, o Parlamento Jovem de Muriaé surgiu durante o desenvolvimento do Programa Cidadania (iniciativa da CBA em parceria com o Instituto Votorantim) em Muriaé, tendo como objetivo a ampliação da consciência cidadã, fomentando a participação ativa dos jovens na sociedade. Os integrantes representam um grupo diverso e foram escolhidos democraticamente dentro das escolas inscritas.

Na cidade, participam do projeto estudantes das escolas estaduais Cândido Portinari, Desembargador Canedo, Engenheiro Orlando Flores, Olavo Tostes, Professor Orlando de Lima Faria e as escolas particulares Equipe, Ômega e Escola São Paulo. Além de Muriaé, o Programa Cidadania atua nos municípios de São Sebastião da Vargem Alegre, com a criação de um setor da juventude dentro da Prefeitura com cadeira no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); de Miraí, com a criação do Fórum Permanente de Cultura, potencializando seu ilustre compositor, Ataulfo Alves; e Rosário da Limeira, também com o Parlamento Jovem. Tais iniciativas reforçam a atenção da CBA no desenvolvimento das futuras lideranças da região.

Realizado pela Câmara de Muriaé, todo o processo contou com o apoio técnico do projeto, que, por meio do trabalho já realizado com jovens de Muriaé, detectou o desejo entre eles de participar do cenário político municipal com um Parlamento Jovem.

Sérgio Lana Cerqueira, assessor da Diretoria da Câmara de Vereadores do município e que integra a Rede Cidadania, ressalta que “é enaltecedor poder trazer esses jovens para dentro do mundo político, para mostrar a eles como funciona o Legislativo e o Executivo e fazer com que tenham noção do que é a vereança, a fim de terem a capacidade de trazer novas ideias e novos projetos para a cidade”.

Já o professor Nathan Valentim, que participou do Programa Cidadania nos últimos três anos, comemora o resultado. “A iniciativa trouxe diversos benefícios, a começar pela participação social dos jovens, que muitas vezes fica restrita à sala de aula, fortalecendo neles o protagonismo, a ativismo o senso de pertencimento. Encerramos esse ciclo com chave de ouro”, comemora.

Sobre o Programa Cidadania

O programa promove o exercício da cidadania ativa para jovens, por meio de uma abordagem prática para aumentar a motivação, o nível de engajamento e os canais de participação institucional da esfera municipal. Tem como principais resultados o engajamento da juventude, fortalecimento do debate público no território, estruturação da relação entre a Empresa e atores políticos locais, fortalecimento de vínculo da Empresa com a comunidade e fortalecimento do tecido social devido à articulação e engajamento de diversos atores do território.
 
Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. 
 
Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial - no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2022 e R$ 1,6 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.
 
Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »