17/02/2024 às 16h13min - Atualizada em 17/02/2024 às 16h13min

Um talento leopoldinense na marcenaria

Luciano Baía Meneghite
Foto: Luciano Baía Meneghite
José de Castro Barbosa, da Barraca do Zezé mexe com madeira desde antes de ter e perder o cabelo como diz brincando. Aos 82 anos esse leopoldinense talentoso já realizou trabalhos diversos em seu ramo em Leopoldina e por achar soluções diferentes nestes, algumas vezes foi questionado sobre sua formação e respondia: “Engenheiro... Trabalhei em engenho de cana na roça.”

Sr. Zezé prima pela qualidade de suas peças que incluem desde miniaturas de automóveis, carros de bois, porta-joias em marchetaria e utensílios domésticos.

“Não faço uma peça igual a outra. Cada uma é única.” Afirma ele.

O artesão diz que esperou cerca de dois anos até conseguir entrar na feira de artesanato em Leopoldina. Ao contrário de alguns que compram peça e apenas dão acabamento, ele faz tudo. Já expôs em outros locais, como na vizinha Cataguases e no distrito de Piacatuba. Lamenta por nem todos valorizarem esse tipo de trabalho e por ser dos poucos que ainda existem na região.

Atualmente expõe seus trabalhos na esquina da Cotegipe com a Praça General Osório aos sábados.

“O Ricardo do Bazar René, permitiu que ficasse em frente o comércio, mas no momento precisou ceder o espaço a outro e estou aqui. Quando der eu volto, já que lá é melhor pela sombra e por abrigar quando chove.” Completa.

Leitor do jornal leopoldinense, o artista me pede uma fotografia publicada na Memória Leopoldinense de um caminhão antigo de Leopoldina. Não pergunto o motivo, mas certamente o inspirará a fazer uma réplica.

Quem se interessou pelos trabalhos pode entrar em contato com Zezé ou sua esposa Hermínia.

Barraca Trem Mineiro

Facebook José de Castro Barbosa

(32)3441-9084-Residência
(32) 3441-3308 - Fábrica
(32) 98821-2119
(32) 98803-0643

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »