21/02/2024 às 11h10min - Atualizada em 21/02/2024 às 11h10min

Energisa Minas Rio identifica mais de 1 milhão kWh de energia elétrica furtados

Valor desviado seria o suficiente para abastecer mais de 8 mil residências durante um mês inteiro ou ainda uma cidade como Rio Pomba ou Manhumirim.

Gerência de Comunicação Energisa

A Energisa Minas Rio recuperou, em 2023, na área de concessão da distribuidora em Minas, mais de 1 milhão de kWh de energia elétrica na área de concessão da distribuidora. Essa energia foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores.

“Os furtos e fraudes de energia impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, uma vez que os custos de energia decorrentes desses furtos são rateados entre todos, prejudicando quem paga as contas em dia”, explica o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia da empresa, Rodrigo Tadeu de Souza.

Nos 65 municípios da Energisa em Minas, foram realizadas quase 7 mil inspeções e encontradas cerca de 500 irregularidades. O total desviado de mais de 1 milhão de kWh seria suficiente para abastecer mais de 8 mil famílias durante um mês. Os prejuízos ultrapassam R$ 1 milhão e colocam em risco a segurança da população.

A preocupação com a segurança do sistema elétrico e da população fez com que a concessionária investisse em serviços inteligentes e equipes especializadas para potencializar a identificação de ligações clandestinas e adulterações de medidores de energia, práticas que são conhecidas popularmente também pelo termo “gato”.

“Nos assusta o fato de que, mesmo cientes dos perigos, as pessoas continuam arriscando a própria vida e da comunidade ao redor para fazer uma ligação direta na rede da Energisa ou manipular um medidor de energia. Além do impacto à segurança, tais comportamentos oneram o bolso das pessoas que estão pagando a conta em dia, uma vez que a legislação determina que o valor da energia desviada seja rateado nas faturas de todos os clientes”, explica o coordenador.

 

Alerta total

A Energisa segue em total atenção no combate ao furto e à fraude de energia, com o apoio da inteligência artificial e de profissionais realizando inspeções periódicas em situações suspeitas em imóveis residenciais, comerciais e industriais, em áreas urbanas e rurais.


Todavia, o coordenador reforça a importância de a comunidade zelar pela própria segurança e denunciar o uso clandestino e irregular de energia elétrica.

“Não compactue com esse crime. Em casos de suspeitas, denuncie. A Energisa recebe as denúncias de forma anônima, ou seja, não é preciso se identificar ao nos informar os locais onde pode haver irregularidades”, acrescenta Souza.

 

Serviço

As denúncias podem ser realizadas pelos seguintes canais:

  • Site: na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia; ou
  • Telefone: 0800 032 0196.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »