27/02/2024 às 07h13min - Atualizada em 27/02/2024 às 07h13min

Grupo Energisa: 119 anos e muitas histórias de quem ajuda a construir o setor elétrico brasileiro

Companhia celebra aniversário e destaca a trajetória de colaboradores que são exemplos de dedicação, superação e desenvolvimento profissional

Gerência de Comunicação Energisa

Em 1905, quando a energia elétrica não havia sequer chegado à capital de Minas Gerais, três jovens empreendedores iniciaram a construção de uma pequena usina hidroelétrica no interior do estado, na cidade de Leopoldina, para atender a fábricas e fazendas de café da região. Ali nascia a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, que eventualmente se tornaria o Grupo Energisa. Ao longo de 119 anos, a empresa tem se dedicado à sua missão de proporcionar acesso universal, justo, eficiente e moderno à eletricidade. Hoje, o Grupo Energisa é o maior grupo privado de capital nacional do setor elétrico brasileiro, atendendo a mais de 20 milhões de pessoas em todo o país. Sua história é permeada por valores de pioneirismo, trabalho e honestidade.

Embora seja reconhecido por sua vasta infraestrutura tecnológica de distribuição de energia, o Grupo Energisa é, antes de tudo, impulsionado pela potência das pessoas. Seus colaboradores formam uma equipe dedicada que trabalham incansavelmente para garantir confiabilidade e segurança aos seus clientes. Por meio de uma abordagem centrada nas pessoas, a Energisa se destaca como uma das 70 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, com 93% dos colaboradores relatando orgulho de pertencer.

Em 2023, 70,5% das vagas disponíveis no Grupo Energisa foram preenchidas por colaboradores internos, proporcionando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira dentro da própria empresa. Essa prática não apenas fortalece o vínculo dos profissionais com a companhia, mas também abre novas perspectivas para aqueles que ingressam no mercado de trabalho.

Desde seus primórdios, o Grupo Energisa foi pioneiro na valorização de seus colaboradores, sendo das primeiras empresas do mundo a conceder Participação nos Lucros e Resultados (PLR), já em 1925. A empresa oferece hoje uma ampla gama de benefícios, incluindo plano de saúde, vale-alimentação, Programa de Saúde Integrada, bolsas de estudos e treinamentos, além de parcerias com instituições de ensino para concessão de desconto beneficiando colaboradores e dependentes.

Para fomentar a capacitação profissional, a Energisa oferece uma ampla variedade de cursos, bolsas de estudo e treinamentos. Em 2023, por meio da Plataforma Educativa à Distância, foram registradas mais de 238 mil participações dos colaboradores e mais de 1,1 milhão de horas de treinamento, somando os cursos presenciais e à distância. São mais de 200 cursos com trilhas de aprendizagem comercial, distribuição, liderança, logística, atendimento, suporte e gestão estratégica, além dos cursos admissionais, de segurança, LGPD, formação de eletricistas, reciclagem de pilotagem e direção defensiva.

Conversando com colaboradores de todo o país, é possível ouvir muitas histórias de sucesso e evolução dentro da carreira, revelando o compromisso da Energisa com os seus colaboradores. Um exemplo dessa evolução é a trajetória de Paulo Vitor Riguete, técnico de distribuição da Energisa Minas Rio. Mineiro de Cataguases, cidade onde a própria Energisa nasceu há mais de um século, Paulo trabalha hoje com novas tecnologias em manutenção e construção de redes, que visam aprimorar o trabalho dos colaboradores. Toda o seu percurso dentro da empresa foi marcado pelo foco da Energisa em capacitação de seus profissionais.

– Entrei na Energisa em 2016, através de um curso de eletricista dado pela própria empresa. Trabalhava no primeiro atendimento, atendendo aos chamados dos clientes e vendo o que era possível fazer para restabelecer a luz. Mas tudo mudou muito rápido. Em 2 anos, fiz um curso de formação de eletricista de linha viva e passei a trabalhar na manutenção da rede. Um trabalho perigoso, de muita responsabilidade, mas com todo o suporte e segurança da Energisa – conta Paulo.

Depois dessa etapa de seu desenvolvimento profissional, Paulo resolveu fazer outro curso, agora de eletrotécnica, passando para o setor de inspeção, responsável por antecipar possíveis problemas na rede para evitar perdas e falta de luz. Mas seu sonho mesmo era se formar em engenharia. Vendo o seu interesse de aprender sempre mais, a empresa continuou investindo nele.

– Sempre quis ser engenheiro, mas fiz outros caminhos na vida, tive filho muito cedo e precisei correr atrás para ganhar a vida. A Energisa acreditou muito no meu potencial, ela visa muito a evolução e o aprendizado do colaborador. Estou agora completando 2 anos de engenharia elétrica com uma bolsa da empresa. Sem isso, não teria condição de cursar uma universidade. Trabalho de dia e estudo de noite, mas com uma alegria enorme de estar na Energisa e de ter esse reconhecimento e o incentivo da empresa para crescer na carreira – finaliza Paulo.

O Grupo Energisa celebra seus 119 anos de história com os olhos voltados para o futuro. Ao valorizar o desenvolvimento de seus colaboradores, a empresa busca cultivar um ambiente de trabalho que promova a excelência e a inovação. Com esse compromisso, a Energisa busca garantir a eficiência e a segurança no acesso à energia para os mais de 20 milhões de brasileiros que atende em todo o país.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »